(ENEM PPL - 2014)
Você se preocupa com sua família, com seu trabalho e com sua casa.
E com você?
A mulher conquistou um espaço de destaque no ambiente profissional, além de cuidar da casa e do bem-estar da família. Acompanhada por essa mudança, também veio uma nova vida, com antigos hábitos tipicamente masculinos, como o estresse, a falta de tempo para se cuidar, o tabagismo e a maior incidência de obesidade e depressão. Isso aumentou muito os casos de infarto e doenças cardiovasculares. Elas já respondem por 30% do número total dos casos, que matam seis vezes mais do que o câncer de mama. Cuide-se. Preocupe-se com sua saúde. Visite e incentive quem você gosta a visitar um cardiologista.
Cláudia, ano 52, n. 2, fev. 2013 (adaptado).
Esse texto, publicado em uma revista, inicialmente aponta modificações ocorridas na sociedade e, em seguida,
descreve as diferentes atividades das mulheres hoje em dia.
estimula as leitoras a buscar sua realização na vida profissional.
alerta as mulheres para a possibilidade de problemas cardíacos.
informa as leitoras sobre mortes por câncer de mama e por infarto.
valoriza as mulheres preocupadas com o bem-estar da família.
Gabarito:
alerta as mulheres para a possibilidade de problemas cardíacos.
A) INCORRETA: a descrição das atividades das mulheres hoje em dia são descritas no início do texto, e não na continuidade dele.
B) INCORRETA: pois não há um estímulo de realização na vida profissional, mas sim uma melhoria na condição de saúde.
C) CORRETA: pois a maior parte do texto se concentra das doenças que podem ser provocadas em mulheres no aumento do trabalho. Logo após, é colocado um aviso: "Cuide-se. Preocupe-se com sua saúde. Visite e incentive quem você gosta a visitar um cardiologista."
D) INCORRETA: pois o texto não foca na morte das mulheres por câncer de mama e infarto.
E) INCORRETA: não há uma valorização de mulheres específicas, mas sim uma valorização da ação das mulheres de cuidarem de sua saúde.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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