(IFCE - 2014)
Estas mãos
Olha para estas mãos
de mulher roceira,
esforçadas mãos cavouqueiras.
Pesadas, de falanges curtas,
sem trato e sem carinho.
Ossudas e grosseiras.
(...) Mãos que varreram e cozinharam.
Lavaram e estenderam
roupas nos varais.
Pouparam e remendaram.
Mãos domésticas e remendonas.
Minhas mãos doceiras...
jamais ociosas.
Fecundas. Imensas e ocupadas.
Mãos laboriosas.
Abertas sempre para dar,
ajudar, unir e abençoar.
Mãos de semeador...
Afeitas à sementeira do trabalho
Caminheira de uma longa estrada.
[...]
(Cora Coralina – 1889-1985 – Meu livro de cordel)
Considerando a tirinha acima, na frase "Entendi o porquê da mão", o termo destacado assume várias grafias na língua. Preencha as lacunas com o mesmo vocábulo, levando em conta as variações gráficas e, a seguir, opte por um item que preencha corretamente as lacunas.
I. Os jovens foram às ruas ............. pretendiam reivindicar seus direitos.
II. ............., muitas vezes, não assumimos nossos próprios erros?
III. Não sabemos ............. há tanta impunidade no país.
porque, por que, por que
por que, porque, por quê
porquê, porque, por que
porque, porque, por quê
porque, por quê, porque
Gabarito:
porque, por que, por que
[A]
I. Porque. O termo porque tem sentido de conjunção explicativa nessa oração.
II. Por que. Para perguntas, usa-se apenas o por que separado e sem acento.
III. Usa-se também o por que separado quando o sentido de causa ou de motivo estiver implícito.
(G1/IFCE - 2016)
Observe as frases abaixo e aponte a alternativa que preenche, respectiva e corretamente, as lacunas.
I. Vossa Senhoria __________ melhor agora?
II. Qual de nós __________ a louça hoje?
III. Ana ou Sofia __________ o carro durante a viagem.
IV. Praia ou serra me __________.
V. Nem um nem outro entrevistado __________ condições de passar no teste
Ver questão