(UNICENTRO - 2014) Leia o texto a seguir.
A civilização hispânica chegou na América na plenitude de sua força cultural e guerreira. A conquista da América teve um objetivo comercial de destaque. A empresa conquistadora teve um personagem principal, o conquistador.
(CARRERAS, F. Las identidades religiosas em America latina. In: Identidades religiosas. Franca: UNESP, 2010. p.19.)
Sobre a conquista da América, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O conquistador buscava, através da aventura, o butim que o enriqueceria.
( ) Os conquistados aceitaram o domínio espanhol devido à sua superioridade militar.
( ) O conquistador impôs a visão de mundo europeia, o que implicou na cristianização dos conquistados.
( ) Os conquistados promoveram guerras de libertação, que originaram diversas nações indígenas.
( ) Conquistador e conquistados, mediados pela Igreja Católica, integraram-se de forma harmoniosa.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
V, F, F, V, V.
F, V, F, V, F.
F, F, F, V, V.
Gabarito:
V, F, V, F, F.
b) V, F, V, F, F.
O conquistador buscava, através da aventura, o butim que o enriqueceria.
Verdadeira.
Os conquistados aceitaram o domínio espanhol devido à sua superioridade militar.
Falsa. Houve ampla resistência ao processo de espólio colonial, bem como diversos fatores que explicam a vitória dos europeus, como a superioridade bélica, a difusão de doenças, dentre outros.
O conquistador impôs a visão de mundo europeia, o que implicou na cristianização dos conquistados.
Verdadeira.
Os conquistados promoveram guerras de libertação, que originaram diversas nações indígenas.
Falsa. Nenhum Estado foi fundado com base na resistência dos povos tradicionais americanos.
Conquistador e conquistados, mediados pela Igreja Católica, integraram-se de forma harmoniosa.
Falsa. Conflitos estridentes marcaram a relação entre europeus e povos tradicionais americanos, sejam estes em nome da resistência e da preservação cultural, seja em nome da colonização e da expansão da fé cristã.
(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:
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(Unicentro 2010)
“Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”
OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.
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(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)
A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.
(UNICENTRO - 2012)
Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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