Questão 51677

(ENEM PPL - 2015)

As novas tecnologias foram massificadas, alcançando e impactando de diferentes formas os lugares. A ironia proposta pela charge indica que o acesso à tecnologia está 

A

vinculado a mudanças na paisagem. 

B

garantido de forma equitativa aos cidadãos. 

C

priorizado para resolver as desigualdades. 

D

relacionado a uma ação redentora na vida social. 

E

dissociado de revoluções na realidade socioespacial.

Gabarito:

dissociado de revoluções na realidade socioespacial.



Resolução:

A) Incorreta. Observa-se a mãe e o filho dialogando à distância fazendo uso de telefones celulares, tecnologia moderna, porém, o local onde eles moram apresenta condições de saneamento básico precárias, o que descarta a possibilidade de a tecnologia estar vinculada às mudanças na paisagem. 

B) Incorreta. A charge não nos apresenta um cenário em que haja margem para interpretar se há ou não a garantia de tecnologia de forma equitativa para todos os cidadãos. 

C) Incorreta. Se a tecnologia estivesse priorizada para resolver desigualdades, não haveria um córrego a céu aberto tão próximo a moradias, o que evidencia que não é essa a ironia da charge. 

D) Incorreta. Não há ação redentora por parte das tecnologias, pois estas não libertam os indivíduos de suas condições de suas péssimas condições de vida. 

E) Correta. Embora a família aparente ter acesso a tecnologias modernas, como o telefone que usam para se comunicarem a distância, tal revolução tecnológica ainda não se materializa em suas vidas para condições básicas de vida e higiene, pois, como podemos ver, o irmão menor do garoto da charge brinca no córrego e a família naturaliza isso como normal, sendo que é extremamente precário e prejudicial a saúde. 



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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