Questão 33232

(ENEM PPL - 2015) 

 

 

Os programas de prevenção à dengue não estão restritos a cidades brasileiras. No material elaborado sobre esse tema pelo Ministério da Saúde de El Salvador, país da América Central, objetiva-se

A

apresentar a sequência de ações necessárias à prevenção da doença.   

B

instruir o leitor sobre como impedir a formação de criadouros do mosquito.   

C

descrever como se dá a proliferação do Aedes aegypti em El Salvador.   

D

convencer o leitor sobre a necessidade do tratamento da doença

E

relatar experiências sobre como lidar com a multiplicação do Aedes aegypti.   

Gabarito:

instruir o leitor sobre como impedir a formação de criadouros do mosquito.   



Resolução:

A) INCORRETA: pois no texto publicitário não se coloca as ações necessárias para a prevenção da doença num todo, mas somente uma especificada na eliminação dos criadouros do mosquito causador da dengue que podem provocar a doença.

B) CORRETA: pois em cada um dos tópicos é colocado uma expressão que tem o valor de uma verdade (eliminar isso, tapar aquilo, fazer aquele outro), que são instruções para o leitor a fim de que ele, por si só, possa combater os criadouros do mosquito.

C) INCORRETA: pois não está se narrando como que o vírus se propaga por El Savador, mas sim na forma como que a população salvadorenha pode ajudar na contenção dos criadouros do mosquito.

D) INCORRETA: pois não há nenhuma tentativa persuasiva no texto de convencer o leitor sobre o tratamento da doença, mas sim é mostrado como que o leitor pode combater os criadouros do mosquito causador.

E) INCORRETA: pois não são colocadas experiências pessoais ou comunitárias de combate do mosquito causador da dengue, mas são colocadas ações que são testadas e comprovadas como eficazes para o combate desse mosquito.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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