(ENEM PPL - 2015)
O diálogo entre os personagens da charge evidencia, no Brasil, a(s)
reinserção do país na economia globalizada.
transformações políticas na vigência do Estado Novo.
alterações em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
suspensão das eleições legislativas durante o período da Ditadura Militar.
volta da democracia após um período sem eleições diretas para o Executivo Federal.
Gabarito:
volta da democracia após um período sem eleições diretas para o Executivo Federal.
a) reinserção do país na economia globalizada.
Incorreta. O Brasil nunca esteve de fora da economia globalizada.
b) transformações políticas na vigência do Estado Novo.
Incorreta. A alternativa pode ser descartada porque nenhum dos personagens faz referências ao Estado Novo ou sequer o cita, tendo ocorrido os acontecimentos citados pelo personagem da direita da charge entre as décadas de 60-80.
c) alterações em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
Incorreta. Nenhum dos personagens menciona acontecimentos de cunho desenvolvimentista ocorridos no Brasil.
d) suspensão das eleições legislativas durante o período da Ditadura Militar.
Incorreta. A alternativa pode ser descartada porque podemos perceber que os dois personagens à esquerda na charge são, na verdade, mesários em eleições (como consta no crachá de um deles), e estão abrindo a seção eleitoral, logo, não indica uma suspensão das eleições.
e) volta da democracia após um período sem eleições diretas para o Executivo Federal.
Correta. Depreende-se isso ao considerarmos os dois personagens à esquerda na charge, os quais são mesários, com a fala do personagem da direita, o qual cita diversos acontecimentos históricos que ocorreram durante as décadas de 60 a 80 (período o qual o Brasil viveu uma ditadura militar) seguida da pergunta "... e o senhor não cansou esperando a hora de votar pra presidente?"
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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