Questão 42685

(ENEM PPL - 2016)

A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a)

A

constrangimento por olhares de reprovação.   

B

costume importo aos filhos por coação.   

C

consciência da obrigação moral.   

D

pessoa habitante da mesma casa.   

E

temor de possível castigo.   

Gabarito:

consciência da obrigação moral.   



Resolução:

c) Correta. consciência da obrigação moral.
Como Malfada expressa, ironicamente, na figura do inquilino que habita dentro dela, uma figura ao mesmo tempo estranha e próxima, a qual dita obrigações morais para com os outros que, às vezes, contrariam suas emoções ou interesses — e, por isso, essa experiência do estranhamento de uma consciência dentro de si mesma.

 

a) Incorreta. constrangimento por olhares de reprovação.
A questão não envolve esse problema, pois não se relaciona com a experiência de um indivíduo com o olhar do outro, e, sim, com o seu próprio julgamento de si mesmo, como é expressado na ideia do inquilino que mora dentro da Mafalda. Essa consciência pode ser formada também pela opinião alheia, porém, mesmo assim, trata-se do próprio juízo moral.

b) Incorreta. costume importo aos filhos por coação.
Os quadrinhos não exploram nenhum tipo de imposição da mãe sobre a filha, e, portanto, essa alternativa não se relaciona com a questão. Apesar de os princípios morais dos pais contribuirem para a construção da consciência moral dos filhos, é envolvido aqui a própria consciência moral individual.

d) Incorreta. pessoa habitante da mesma casa.
Não se trata de uma figura externa, alheia a Mafalda, porém de um habitante dentro dela mesma, a sua consciência moral, que impõe a ela para que devolva o troco à sua mãe.

e) Incorreta. temor de possível castigo.
O temor do castigo pode ser uma espécie de propulsor para a consciência moral, contudo, não se explora nos quadrinhos qualquer tipo de temor da filha pelas consequências de sua atitude perante a sua mãe, ou tipo de figura punitiva na mãe.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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