(ENEM PPL - 2016)
No Brasil, milhares de crianças e adolescentes trabalham em casas de família. Isso não é legal.
O trabalho infantil doméstico encurta a infância, prejudica a autoestima e provoca grande defasagem escolar.
Desenvolvemos diversos programas sociais que protegem e dão dignidade a crianças e jovens,
como o PETI, PROJOVEM URBANO, PROJOVEM ADOLESCENTE E PROJOVEM TRABALHADOR, entre outros.
Disponível em: http://servicos.prt16.mpt.mpbr. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
A peça publicitária, em pauta, busca promover uma conscientização social. Pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados pelo autor, o texto
opõe a fragilidade da criança aos desmandos dos adultos.
elenca as causas da existência do trabalho infantil no Brasil.
detalha as iniciativas governamentais de solução do problema abordado.
divulga ações institucionais locais para o enfrentamento de um problema nacional.
ressalta a responsabilidade das famílias na proteção das crianças e dos adolescentes.
Gabarito:
divulga ações institucionais locais para o enfrentamento de um problema nacional.
a) Alternativa incorreta, pois a peça publicitária opõe a infância de uma criança que trabalha a infância com trabalho.
b) Alternativa incorreta, pois a peça publicitária não apresenta as causas da existência do trabalho infantil no Brasil.
c) Alternativa incorreta, pois a peça publicitária não apresenta detalhes das iniciativas governamentais para a solução do problema do trabalho infantil.
d) Alternativa correta, já que a peça publicitária apresentada na questão busca promover uma conscientização social. Analisando os procedimentos argumentativos utilizados pelo autor, pode-se afirmar que o texto divulga ações institucionais locais para o enfrentamento de um problema nacional.
e) Alternativa incorreta, pois a peça publicitária não trata da reponsabilidade das famílias com relação ao problema apresentado.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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