Questão 63919

(UNICENTRO - 2016) 

Leia o texto a seguir.

Estes problemas inevitáveis da própria razão pura são Deus, a liberdade e a imortalidade, e a ciência que, com todos os seus requisitos, tem por verdadeira finalidade a resolução destes problemas chama-se metafísica. O seu proceder é, de início, dogmático, isto é, aborda confiadamente a realização de tão magna empresa, sem previamente examinar a sua capacidade ou incapacidade.

(KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p.40.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção de filosofia no pensamento de Kant, assinale a alternativa correta.

A

Destaca o conhecimento da essência das coisas como condição própria da razão.

B

Impõe o caráter superior da metafísica ao lidar com questões transcendentes.

C

Reforça o conhecimento empírico científico ao limitar-se à verdade da natureza.

D

Reivindica uma depuração crítica da razão que aponte os limites da metafisica.

E

Valoriza a lógica como instrumento possível para o conhecimento da metafísica.

Gabarito:

Reivindica uma depuração crítica da razão que aponte os limites da metafisica.



Resolução:

d) Correta. Reivindica uma depuração crítica da razão que aponte os limites da metafisica.
Kant, como proponente do criticismo, estabelece o esclarecimento (aufklätrung) para expressar a saída do homem de uma menoridade, isto é, o processo de autonomia do ser humano. Nesse sentido, a metafísica, segundo a proposta kantiana, utiliza-se do dogmatismo sem uma análise crítica das possibilidades do conhecimento metafísico. Dessa forma, ele denomina tudo o que envolve esse campo bem como a essência das coisas, isto é, a coisa em si, como númeno, o desconhecido; apenas os fenômenos podem ser conhecidos pelo intelecto.

 

a) Incorreta. Destaca o conhecimento da essência das coisas como condição própria da razão.
A essência das coisas ou a coisa em si, isto é, o númeno, não pode ser conhecido.

b) Incorreta. Impõe o caráter superior da metafísica ao lidar com questões transcendentes.
Ele não impôe o caráter superior da metafísica ao lidar com questões transcendentes, ao contrário, por influência de Hume, estabelece críticas á metafísica.

c) Incorreta. Reforça o conhecimento empírico científico ao limitar-se à verdade da natureza.
Ele não reforça o conhecimento empírico científico ao limitar-se à verdade da natureza, pois não se limita à experiência como um empirista, antes, vincula juízos a priori e a posteriori.

e) Incorreta. Valoriza a lógica como instrumento possível para o conhecimento da metafísica.
A metafísica não pode formar conhecimento, segundo Knat.



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

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Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

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Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

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Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

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