(ENEM LIBRAS - 2017) A cidade não é apenas reprodução da força de trabalho. Ela é um produto ou, em outras palavras, também um grande negócio, especialmente para os capitais que embolsam, com sua produção e exploração, lucros, juros e rendas. Há uma disputa básica, como um pano de fundo, entre aqueles que querem dela melhores condições de vida e aqueles que visam apenas extrair ganhos.
MARICATO, E. É a questão urbana, estúpido! In: MARICATO, E. et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil.São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013.
O texto problematiza o seguinte aspecto referente ao ordenamento das cidades:
A instituição do planejamento participativo.
A valorização dos interesses coletivos.
O fortalecimento da esfera estatal.
A expansão dos serviços públicos.
O domínio da perspectiva mercadológica.
Gabarito:
O domínio da perspectiva mercadológica.
a) Incorreta. O texto não comenta sobre planejamento participativo para o ordenamento das cidades, mas sim, sobre o que a cidade representa dentro de uma dinâmica capitalista.
b) Incorreta. O excerto não problematiza a valorização dos interesses coletivos, na realidade critica que, nas cidades, “há uma disputa básica, como um pano de fundo, entre aqueles que querem dela melhores condições de vida e aqueles que visam apenas extrair ganhos.”
c) Incorreta. Em nenhum momento o texto faz menção direta ao papel do Estado na problemática do ordenamento das cidades, ele foca, na verdade, em apresentar o papel do capital privado nesse cenário: “[a cidade é] um grande negócio, especialmente para os capitais que embolsam […] lucros, juros e rendas.”
d) Incorreta. A expansão dos serviços públicos não é um aspecto referente ao ordenamento das cidades problematizado no texto, é o papel da esfera privada que está enfatizado. Ademais, como vemos no texto, certos indivíduos da cidade “querem dela melhores condições de vida” (denotando uma deficiência nos serviços públicos), competindo com “aqueles que visam apenas extrair ganhos”, num conflito entre esfera pública e privada.
e) Correta. Isso fica explícito no seguinte trecho do texto: “Ela é um produto ou, em outras palavras, também um grande negócio, especialmente para os capitais que embolsam, com sua produção e exploração, lucros, juros e rendas.” Dessa forma, uma perspectiva mercadológica predomina, gerando indivíduos “que visam apenas extrair ganhos” acima de qualquer coisa.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
Ver questão
(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
Ver questão