(ENEM LIBRAS - 2017)
Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, em nós, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplorá-los, reprová-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los. Concebem os homens, efetivamente, não tais como são, mas como eles próprios gostariam que fossem.
ESPINOSA, B. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
No trecho, Espinosa critica a herança filosófica no que diz respeito à idealização de uma
estrutura da interpretação fenomenológica.
natureza do comportamento humano.
dicotomia do conhecimento prático.
manifestação do caráter religioso.
reprodução do saber tradicional.
Gabarito:
natureza do comportamento humano.
b) Correta. natureza do comportamento humano.
Espinosa, no trecho, fala sobre as emoções humanas e a forma como são entendidas, pela filosofia, como vícios e falhas do ser. Devido à isso, os filósofos tendem a desprezar e reprová-los, concebendo os seres humanos de acordo com caracteres inatingíveis e ideais, distantes da realidade. Dessa forma, Espinosa aponta uma crítica à essa idealização da natureza humana e do comportamento na filosofia.
a) Incorreta. estrutura da interpretação fenomenológica.
Espinosa não critica a herança filosófica da idealização da estrutura uma interpretação fenomenológica da realidade. Essa interpretação, pautada em um conjunto de fenômenos e que investiga a forma como se manifestam, assim como a essência das coisas e sua percepção no mundo, não é tratada no trecho.
c) Incorreta. dicotomia do conhecimento prático.
Não se trata de uma dicotomia, isto é, uma divisão e uma polarização no conhecimento prático.
d) Incorreta. manifestação do caráter religioso.
Não envolve um aspecto religioso no texto.
e) Incorreta. reprodução do saber tradicional.
Não há reprodução do saber tradicional, por ser também expressão de um saber filosófico.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
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(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
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(ENEM LIBRAS - 2017)
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
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(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
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