(ENEM LIBRAS - 2017) Plebiscito e referendo são consultas ao povo para decidir sobre matéria de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. A principal distinção entre eles é a de que o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta. Ambos estão previstos no art. 14 da Constituição Federal.
Plebiscitos e referendos. Disponível em: www.tse.jus.br. Acesso em: 29 jan. 2015 (adaptado).
As formas de consulta popular descritas são exemplos de um tipo de prática política baseada em
colégio eleitoral.
democracia direta.
conselho comunitário.
sufrágio representativo.
autogestão participativa.
Gabarito:
democracia direta.
B: As formas de consulta popular descritas são exemplos de um tipo de prática política baseada em democracia direta.
As práticas descritas no texto "[....] são consultas ao povo para decidir sobre matéria de relevância para a nação [...]", uma marca da democracia direta (como a praticada na Grécia Antiga, em que os cidadãos se reuniam em assembleias para debater sobre as questões de interesse da pólis). O texto afirma, ainda, que cabe "ao povo ratificar ou rejeitar a proposta" - outra expressão da democracia direta.
A: Colégio eleitoral é um órgão formado por um conjunto de eleitores com o poder de um corpo deliberativo, para a eleição de alguém a um posto particular. Nesse caso, os candidatos são eleitos a partir de eleição indireta (os candidatos não são escolhidos diretamente pelo voto popular).
C: Conselhos comunitários não constituem o fundamento das práticas políticas descritas, uma vez que não se referem especificamente a nenhuma organização de fins político-administrativos (se voltam, normalmente, para a segurança - Conselho Comunitário de Segurança - ou são conselhos estudantis de universidades).
D: Plebiscito e referendo são práticas da democracia direta, na qual não há sufrágio representativo.
E: A expressão "autogestão participativa" é incoerente. Autogestão é a administração de um organismo pelos seus participantes, em regime de democracia direta; não há a figura do patrão e todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições. Existe, também, a gestão participativa, que pode ser implantada em empresas: é um modelo de gestão atual que enfatiza o papel das pessoas na organização; é o conjunto harmônico de sistemas, condições e comportamentos que levam à participação de todos na administração.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
Ver questão
(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
Ver questão