(ENEM LIBRAS - 2017)
TEXTO I
Esta foi a regra que eu segui diante dos que me foram denunciados como cristãos: perguntei a eles mesmos se eram cristãos; aos que respondiam afirmativamente, repeti uma segunda e uma terceira vez a pergunta, ameaçando-os com o suplício. Os que persistiram, mandei executá-los, pois eu não duvidava que, seja qual for a culpa, a teimosia e a obstinação inflexível deveriam ser punidas. Outros, cidadãos romanos portadores da mesma loucura, pus no rol dos que devem ser enviados a Roma.
Correspondência de Plínio, governador de Bitínia, província romana situada na Ásia Menor, ao imperador Trajano. Cerca do ano 111 d.C.
Disponível em:www.veritatis.com.br Acesso em: 17 jun. 2015 (adaptado).
TEXTO II
É nossa vontade que todos os povos regidos pela nossa administração pratiquem a religião que o apóstolo Pedro transmitiu aos romanos. Ordenamos que todas aquelas pessoas que seguem esta norma tomem o nome de cristãos católicos. Porém, o resto, os quais consideramos dementes e insensatos, assumirão a infâmia da heresia, os lugares de suas reuniões não receberão o nome de igrejas e serão castigados em primeiro lugar pela divina vingança e, depois, também pela nossa própria iniciativa.
Édito de Tessalônica, ano 380 d.C. In: PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.
Nos textos, a postura do Império Romano diante do cristianismo é retratada em dois momentos distintos. Em que pesem as diferentes épocas, é destacada a permanência da seguinte prática:
Ausência de liberdade religiosa.
Sacralização dos locais de culto.
Reconhecimento do direito divino.
Formação de tribunais eclesiásticos.
Subordinação do poder governamental.
Gabarito:
Ausência de liberdade religiosa.
a) Ausência de liberdade religiosa.
Correta. No primeiro texto, aborda-se a perseguição religiosa contra os cristãos por causa da religião do Estado romano, e no segundo, a partir do édito de Milão e de Tessalônica, o cristianismo deixa de se tornar uma religião perseguida para se tornar a religião do estado. Nota-se que o Édito de Milão, implementado por Constantino, permitiu a liberdade de culto no império e proibiu a perseguição religiosa aos cristãos, enquanto o Édito de Tessalônica, no governo do imperador Teodósio, tornou o cristianismo a religião oficial do império romano. Nesse movimento, vemos a passagem da religião oficial do Estado romano sendo imposta aos indivíduos.
b) Sacralização dos locais de culto.
Incorreta. O texto de apoio não narra tal movimento.
c) Reconhecimento do direito divino.
Incorreta. O direito divino ao trono surge em outro momento, na modernidade, enquanto um elemento que legitimava o poder dos monarcas absolutistas ao promover a ideia de que estes eram representantes de Deus na terra.
d) Formação de tribunais eclesiásticos.
Incorreta. O texto de apoio não narra tal movimento.
e) Subordinação do poder governamental.
Incorreta. O poder central, em nenhuma das ocasiões, foi subordinado ao poder religioso.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
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(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
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Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
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(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
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