Questão 61737

(ENEM LIBRAS - 2017) 

TEXTO I

Esta foi a regra que eu segui diante dos que me foram denunciados como cristãos: perguntei a eles mesmos se eram cristãos; aos que respondiam afirmativamente, repeti uma segunda e uma terceira vez a pergunta, ameaçando-os com o suplício. Os que persistiram, mandei executá-los, pois eu não duvidava que, seja qual for a culpa, a teimosia e a obstinação inflexível deveriam ser punidas. Outros, cidadãos romanos portadores da mesma loucura, pus no rol dos que devem ser enviados a Roma.

Correspondência de Plínio, governador de Bitínia, província romana situada na Ásia Menor, ao imperador Trajano. Cerca do ano 111 d.C.

Disponível em:www.veritatis.com.br  Acesso em: 17 jun. 2015 (adaptado).


TEXTO II

É nossa vontade que todos os povos regidos pela nossa administração pratiquem a religião que o apóstolo Pedro transmitiu aos romanos. Ordenamos que todas aquelas pessoas que seguem esta norma tomem o nome de cristãos católicos. Porém, o resto, os quais consideramos dementes e insensatos, assumirão a infâmia da heresia, os lugares de suas reuniões não receberão o nome de igrejas e serão castigados em primeiro lugar pela divina vingança e, depois, também pela nossa própria iniciativa.

Édito de Tessalônica, ano 380 d.C. In: PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

Nos textos, a postura do Império Romano diante do cristianismo é retratada em dois momentos distintos. Em que pesem as diferentes épocas, é destacada a permanência da seguinte prática:

A

Ausência de liberdade religiosa.

B

Sacralização dos locais de culto.

C

Reconhecimento do direito divino.

D

Formação de tribunais eclesiásticos.

E

Subordinação do poder governamental.

Gabarito:

Ausência de liberdade religiosa.



Resolução:

a) Ausência de liberdade religiosa.

Correta.  No primeiro texto, aborda-se a perseguição religiosa contra os cristãos por causa da religião do Estado romano, e no segundo, a partir do édito de Milão e de Tessalônica, o cristianismo deixa de se tornar uma religião perseguida para se tornar a religião do estado. Nota-se que o Édito de Milão, implementado por Constantino, permitiu a liberdade de culto no império e proibiu a perseguição religiosa aos cristãos, enquanto o Édito de Tessalônica, no governo do imperador Teodósio, tornou o cristianismo a religião oficial do império romano. Nesse movimento, vemos a passagem da religião oficial do Estado romano sendo imposta aos indivíduos. 

 

b) Sacralização dos locais de culto.

Incorreta.  O texto de apoio não narra tal movimento.

 

c) Reconhecimento do direito divino.

Incorreta.  O direito divino ao trono surge em outro momento, na modernidade, enquanto um elemento que legitimava o poder dos monarcas absolutistas ao promover a ideia de que estes eram representantes de Deus na terra. 

 

d) Formação de tribunais eclesiásticos.

Incorreta.  O texto de apoio não narra tal movimento. 

 

e) Subordinação do poder governamental.

Incorreta.  O poder central, em nenhuma das ocasiões, foi subordinado ao poder religioso. 



Questão 23157

(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.

 

O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).


 

De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)

Ver questão

Questão 24120

(ENEM LIBRAS- 2017)

Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função f(t);=;b;cdot;a^tcom t em ano. Essa função está representada no gráfico.

Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?

Ver questão

Questão 24785

(ENEM LIBRAS - 2017)

Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.

VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para

Ver questão

Questão 25174

(ENEM LIBRAS - 2017)

Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.

Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de

Ver questão