(ENEM PPL - 2017)
A proposta da capa da revista, associando aspectos verbais e visuais, transmite a seguinte mensagem:
O combate aos problemas decorrentes do aquecimento global é visto como uma guerra.
O aquecimento global é mundialmente considerado um problema insuperável e irreversível.
O problema do aquecimento global poderá ser solucionado com a ajuda do Exército.
As grandes guerras provocaram devastação, o que contribuiu para o aquecimento global.
O Exército está trabalhando no processo de reposição de árvores em áreas devastadas.
Gabarito:
O combate aos problemas decorrentes do aquecimento global é visto como uma guerra.
Aspecto verbal: "How to win the war on global warming" = Como vencer a guerra contra o aquecimento global
Aspecto visual: A imagem retrata soldados erguendo uma árvore, como se estivessem em combate.
A união desses recursos na capa da revista transmite a mensagem de que o combate aos problemas decorrentes do aquecimento global é visto como uma guerra. É necessário interpretar cuidadosamente essa relação, pois se trata de uma metáfora.
B: Não é possível obter essa interpretação a partir da imagem. Não há referências ao aquecimento global como um problema insuperável e irreversível, pelo contrário: informa-se que é preciso lutar contra ele. A mensagem verbal da capa já descarta essa alternativa.
C: A representação dos soldados quer passar a mensagem de que a luta contra o aquecimento global é uma guerra. Não se faz referência a uma ajuda, literalmente, do exército.
D: A revista se refere à guerra de forma metafórica e não literal.
E: Como na alternativa C, a representação dos soldados quer passar a mensagem de que a luta contra o aquecimento global é uma guerra. Não se faz referência a um trabalho literal do exército.
Alternativa A.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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