Questão 49645

(ENEM PPL - 2017) 

Acho que educar é como catar piolho na cabeça de criança.

É preciso ter confiança, perseverança e um certo despojamento.

É preciso, também, conquistar a confiança de quem se quer educar, para fazê-lo deitar no colo e ouvir histórias.

MUNDURUKU, D. Disponível em: http://caravanamekukradja.blogspot.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012.

 

Concorrem para a estruturação e para a progressão das ideias no texto os seguintes recursos:

A

Comparação e enumeração.

B

Hiperonímia e antonímia.

C

Argumentação e citação.

D

Narração e retomada.

E

Pontuação e hipérbole.

Gabarito:

Comparação e enumeração.



Resolução:

A) CORRETA: na primeira linha, vemos que o autor utilizou-se de um elemento comparativo, quando diz que "educar é como catar piolho na cabeça de criança", ou seja, é feita uma comparação entre "educar" e "catar piolho". Além disso, podemos obsevar a enumeração no seguinte momento: "ter 1confiança, 2perseverança, 3despojamento, 4conquistar a confiança"

B) INCORRETA: não podemos dizer que a relação de educar com catar piolho é uma relação de hiperonímia, porque essas duas ações não têm uma semelhança no que diz respeito a pertencer a um mesmo grupo de ações (isso é visto somente em relações de grupos semelhante, por exemplo um "animal" e um "leão" tem uma relação de hiperonímia).

C) INCORRETA: uma vez que a citação só ocorre se apresentar as aspas e destacar um conteúdo que é de autoria de outra pessoa (citação direta) ou se for colocado um conteúdo parafraseado, mas ainda assim indicar o seu proprietário (citação indireta). Além disso, não se observa um modelo de argumentação nesse texto, porque não são apresentadas muitas razões a defesa dessas razões de se educar.

D) INCORRETA: a narração é um tipo textual que relata uma história real ou fictítica. No presente texto, não vemos o relato de uma história, mas sim a descrição do ato de educar. Além disso, não se observa muito o recurso da retomada dentro do texto, mas sim uma sequência bastante contínua.

E) INCORRETA: a hipérbole é tida como a figura de linguagem que expressa o exagero. Como o texto é bastante objetivo e direto, nenhuma das imagens construídas nele são feitas de forma exagerada, mas há poucos adjetivos que são relacionados a objetos e ações.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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