Questão 49739

(ENEM PPL - 2017) 

Importantes recursos de reflexão e crítica próprios do gênero textual, esses quadrinhos possibilitam pensar sobre o papel da tecnologia nas sociedades contemporâneas, pois

A

O indicam a solidão existencial dos usuários das redes sociais virtuais.

B

criticam a superficialidade das relações humanas mantidas pela internet.

C

retratam a dificuldade de adaptação de pessoas mais velhas às relações virtuais.

D

ironizam o crescimento da conexão virtual oposto à falta de vínculos reais entre as pessoas.

E

denunciam o enfraquecimento das relações humanas nos mundos virtual e real contemporâneos.

Gabarito:

ironizam o crescimento da conexão virtual oposto à falta de vínculos reais entre as pessoas.



Resolução:

A) INCORRETA: não se trata propriamente de uma solidão existencial, mas quanto mais as pessoas usam a internet, mais isoladas fisicamente elas ficam também.

B) INCORRETA: não está sendo criticado as relações humanas virtuais, mas as relações humanas físicas após o advento das redes sociais e da internet.

C) INCORRETA: pois o personagem mais velho não aparenta ter dificuldade em se relacionar no computador.

D) CORRETA: a tirinha reflete exatamente isso que está sendo dito, pois quando o homem mais velho fica conversando em voz alta de frente para o computador, apenas reproduzindo aquilo que ele está lendo (já que o balão apresenta a fala entre aspas), está sendo criticado como as pessoas se relacionam cada vez mais com os aparelhos tecnólogicos e menos com as pessoas (já que, em detrimento da reação da mulher também idosa, o homem mais velho continua reproduzindo aquilo que ele está lendo no computador).

E) INCORRETA: na verdade, está sendo denunciado somente o enfraquecimento das relações humanas reais, e não as virtuais, uma vez que o homem mais velho mexe constantemente na internet.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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