Questão 27548

(ENEM PPL - 2017) Os produtores de Nova Europa (SP) estão insatisfeitos com a proibição da queima e do corte manual de cana, que começou no sábado (01/03/2014) em todo o estado de São Paulo. Para eles, a produção se torna inviável, já que uma máquina chega a custar R$ 800 mil e o preço do corte dobraria. Além disso, a mecanização cortou milhares de postos de trabalho.

Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuárias e Agroindustrial (SBERA). Com proibição da queima, produtores dizem que corte de cana fica inviável. Disponível em: http://sbera.org.br. Acesso em: 25 mar. 2014.

 

 

A proibição imposta aos produtores de cana tem como objetivo

A

restringir o fluxo migratório e o povoamento da região.   

B

aumentar a lucratividade dos canaviais e do setor sucroenergético.    

C

reduzir a emissão de poluentes e o agravamento dos problemas ambientais.   

D

promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da indústria intermediária.    

E

estimular a qualificação e a promoção da mão de obra presente nos canaviais.   

Gabarito:

reduzir a emissão de poluentes e o agravamento dos problemas ambientais.   



Resolução:

a) Incorreta, pois, a proibição das queimadas nesse cultivo não possui relação com fluxo migratório e povoamento da região, mas, apenas, na sustentabilidade da produção.

b) Incorreta, pois, as queimadas são uma ação mais baratas, no ponto de vista econômico, logo, diminuí a lucratividade, mas, é uma forma de produção muito mais sustentável.

c) Correta, pois, o agravamento dos problemas ambientais influenciaram essa medida que tem como objetivo diminuir a emissão de gases estufa que poluem nossa atmosfera.

d) Incorreta, pois, a produção de cana-de-açúcar não está inserida na indústria de base, e não à indústria intermediária.

e) Incorreta, pois, a mão-de-obra não possui relação direta com essa medida, mas, apenas, o caráter ambiental de sustentabilidade que essa produção necessita.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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