(ENEM/PPL - 2018)
Anualmente, são usadas no mundo, aproximadamente, 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos. O consumo anual de agrotóxicos no Brasil tem sido superior a 300 mil toneladas de produtos comerciais, representando um aumento no consumo de agrotóxicos de 700% nos últimos quarenta anos, enquanto a área agrícola aumentou 78% nesse período.
SPADOTTO, C. A. Disponível em: www.fmr.edu.br. Acesso em: 7 nov. 2014.
No contexto da produção agrícola, a utilização do insumo citado implica o(a)
redução nos lucros da atividade.
aumento do desequilíbrio ecológico.
manutenção da fertilidade dos solos.
priorização de cultivos de subsistência.
autonomia no uso de tecnologia nacional.
Gabarito:
aumento do desequilíbrio ecológico.
A)INCORRETA, pois, os agrotóxicos aumentam os lucros do plantio, já que diminuem drasticamente as perdas por pragas.
B)CORRETA, pois, o uso de agrotóxicos acabam atingindo as populações, principalmente, de insetos, o que causa um desequilíbrio ecológico, já que sem esses insetos, muitos predadores perdem seu alimento e acabam, também, sendo afetados pelo uso desses insumos químicos.
C)INCORRETA, pois, os agrotóxicos podem acabar intoxicando o solo, podendo prejudicar sua fertilidade caso seja aplicado de forma inadequada.
D)INCORRETA, pois, os agrotóxicos, na maioria das vezes, são utilizados na agricultura de exportação, devido ao seu custo relativamente alto, para uma agricultura de subsistência, e o foco dessas agriculturas de exportação na máxima produção e menor perda, fazendo com que utilizem desses insumos para otimizar os lucros.
E)INCORRETA, pois, o uso de agrotóxicos não implica na autonomia no uso de tecnologia nacional, pois, muitos dos agrotóxicos utilizados são provenientes de pesquisas e empresas do exterior, por isso, não existe tal autonomia.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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