(ENEM/PPL - 2018) Alguns modelos mais modernos de fones de ouvido contam com uma fonte de energia elétrica para poderem funcionar. Esses novos fones têm um recurso, denominado “Cancelador de Ruídos Ativo”, constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo de frequência fixa. No entanto, para que o cancelamento seja realizado, o sinal sonoro produzido pelo circuito precisa apresentar simultaneamente características específicas bem determinadas.
Quais são as características do sinal gerado pelo circuito desse tipo de fone de ouvido?
Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e diferença de fase igual a 90º em relação ao sinal externo.
Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e diferença de fase igual a 180º em relação ao sinal externo.
Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e diferença de fase igual a 45º em relação ao sinal externo.
Sinal de amplitude maior, mesma frequência e diferença de fase igual a 90º em relação ao sinal externo.
Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e mesma fase do sinal externo.
Gabarito:
Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e diferença de fase igual a 180º em relação ao sinal externo.
Como queremos cancelar o ruído sonoro no fone, precisamos de um onda idêntica ao ruido porém fazendo interferência destrutiva com o ruído sonoro. Para cancelarmos o ruído precisamos de um onda que o mesmo comprimento de onda, mesma frequência e a mesma amplitude porém em fases opostas para que uma cancele a outra. Para que elas estejam em fases opostas é necessário que enquanto uma esteja com a amplitude positiva a outra esteja com a amplitude negativa com diferença de fase de 180º pois estando no MHS as posições +A e -A ocorrem em 0º e 180º na projeção e por isso quando somadas (+A)+(-A)=0, se anulam cancelando o ruído sonoro.
LETRA B.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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