Questão 47667

(ENEM PPL - 2019)

 

O instrumento feito de lâminas metálicas e cabaça é comum a manifestações musicais na África e no Brasil. Nos textos, apesar de figurarem em contextos geográficos separados pelo Oceano Atlântico e terem cerca de um século de distanciamento temporal, a semelhança do instrumento demonstra a 

A

vinculação desses instrumentos com a cultura dos negros escravizados. 

B

influência da cultura africana na construção da musicalidade brasileira. 

C

condição de colônia europeia comum ao Brasil e grande parte da África. 

D

escassez de variedade de instrumentos musicais relacionados à cultura africana.

E

importância de registros artísticos na difusão e manutenção de uma tradição musical.

Gabarito:

influência da cultura africana na construção da musicalidade brasileira. 



Resolução:

A) Incorreta. Os instrumentos já pertenciam à cultura dos negros antes de serem escravizados, logo, é impossível que eles tenham sido vinculados à cultura dos povos negros escravizados visto que tais instrumentos sempre estiverem presentes na cultura destes povos.

B) Correta. A influência da cultura africana foi decisiva para a formação cultural brasileira, visto que milhões de escravos foram retirados da África e foram incorporados ao modo de vida brasileira, influenciando decisivamente na formação tanto histórica, como artística, social, econômica e política. 

C) Incorreta. O fato de tanto o Brasil quanto a Angola terem sido colonizados por Portugal não necessariamente tem relação com a semelhança do instrumento. 

D) Incorreta. Essa alternativa expressa uma inverdade histórica, pois a riqueza de instrumentos musicais feitos nesse período é evidenciada pela história e também reflete nas heranças que nós temos na cultura brasileira desses instrumentos. Além do mais, a visão historiográfica invalida a riqueza em elementos culturais da África é eurocêntrica, a qual já se provou de cunho racista e não científica.

E) Incorreta. A semelhança dos instrumentos não se relacionam com a importância de registros artísticos para a difusão e manutenção de uma tradição musical.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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