(ENEM PPL - 2019)
Vimos que o homem sem lei é injusto e o respeitador da lei é justo; evidentemente todos os atos legítimos são, em certo sentido, atos justos, porque os atos prescritos pela arte do legislador são legítimos e cada um deles é justo. Ora, nas disposições que tomam sobre todos os assuntos, as leis têm em mira a vantagem comum, quer de todos, quer dos melhores ou daqueles que detêm o poder ou algo desse gênero; de modo que, em certo sentido, chamamos justos aqueles atos que tendem a produzir e a preservar, para a sociedade política, a felicidade e os elementos que a compõem.
ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010 (adaptado).
De acordo com o texto de Aristóteles, o legislador deve agir conforme a
moral e a vida privada.
virtude e os interesses públicos.
utilidade e os critérios pragmáticos.
lógica e os princípios metafísicos.
razão e as verdades transcendentes.
Gabarito:
virtude e os interesses públicos.
b) Correta. virtude e os interesses públicos.
A filosofia política de Aristóteles é vinculada à ética e norteada pelo mesmo princípio, a felicidade, que é adquirida pela virtude prática e pela disposição racional. Além disso, os bons regimes, para o filósofo, têm os seus interesses pautados pelo bem comum (como a monarquia, a aristocracia e a politeia).
a) Incorreta. moral e a vida privada.
A busca dos interesses da esfera privada por parte do âmbito político corresponde, na filosofia política de Aristóteles, aos regimes ruins, uma deterioração dos bons regimes, que têm os seus interesses pautados pelo bem comum (como a monarquia, a aristocracia e a politeia).
c) Incorreta. utilidade e os critérios pragmáticos.
A filosofia política de Aristóteles não é utilitarista e desvinculada da ética, antes, norteada pelo mesmo princípio, a felicidade, que é adquirida pela virtude prática e pela disposição racional.
d) lógica e os princípios metafísicos. e) razão e as verdades transcendentes. Incorretas. A política, em Aristóteles, bem como a ética, não é uma disciplina teorética, como a lógica e a metafísica, que são norteadas por princípios necessários e universais, mas uma disciplina prática, a qual é fundamentada no mais das vezes, isto é, no que ocorre quase sempre.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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