Questão 69997

(UNICENTRO 2019) O Capitalismo teve um avanço como modo de produção dominante na Europa Ocidental, o qual foi desestruturando com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. A dinâmica capitalista e as novas forças sociais provocaram o enfraquecimento ou o desaparecimento dos estamentos e das instituições feudais. Na metade do século XVIII, a primeira Revolução Industrial e o surgimento do proletariado provocaram uma pressão política e a intensificação da urbanização.
Nesse contexto, pode-se entender que a Revolução Industrial foi responsável pela introdução

A

do Capitalismo, do Metalismo, do Colonialismo e da melhoria social na vida do proletariado.

B

tecnológica dramática da sociedade e a desestruturação do mundo moderno e do proletariado.

C

de transformações profundas e de hábitos solidificantes do antigo sistema e do proletariado.

D

de transformações econômicas, sociais, políticas e dramáticas do mundo social e do proletariado.

E

do Capitalismo, de hábitos de transformações sociais e melhorias na vida do proletariado.

Gabarito:

de transformações econômicas, sociais, políticas e dramáticas do mundo social e do proletariado.



Resolução:

A) Incorreta. A Revolução Industrial não introduziu nenhum desses movimentos, visto que todos são anteriores à sua ocorrência, além de não ser uma condição que melhorou a qualidade de vida do proletariado.

B) Incorreta. Ocorreu, na verdade, uma estruturação do mundo moderno e do proletariado.

C) Incorreta. Dizer de uma solidificação de hábitos do antigo regime é um equívoco, visto que esse antigo regime refere-se ao mundo feudal, e as transformações que ocorreram não solidificaram esses antigos hábitos, mas sim, os modificaram para abarcar a nova realidade do trabalho assalariado. 

D) Correta. A nova dinâmica social que se deu nos grandes centros urbanos com os adventos da Revolução Industrial possibilitou diversas redefinições de como a sociedade passou a se organizar economicamente, socialmente, politicamente, entre outros aspectos. 

E) Incorreta. O capitalismo, apesar de muito impulsionado pela Revolução Industrial, já dava suas caras anteriormente, por volta do século XV. 



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

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Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

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Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

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Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

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