(ENEM DIGITAL - 2020)
Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.
LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).
A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?
Aleatória
Homóloga
Divergente
Progressiva
Convergente
Gabarito:
Convergente
a) Incorreta. A evolução aleatória não é um mecanismo responsável por gerar características semelhantes em diferentes linhagens evolutivas. Na verdade, não se trata de evolução aleatória como um mecanismo evolutivo, mas sim as mutações aleatórias como fator causador dos mecanismos evolutivos.
b) Incorreta. As homologias evolutivas são características morfológicas, presentes em organismos de uma linhagem evolutiva, que possuem funções diferentes para esses organismos, mas que possuem uma mesma origem embrionária durante o desenvolvimento desses organismos. Não é representada pela comparação dos olhos citados. Exemplo de estrutura homóloga são as asas de aves e braços de humanos.
c) Incorreta. A evolução divergente consiste em um mecanismo que promove um distanciamento (no que tange às semelhanças)/diferenciação de características, que possuem origem evolutiva comum, presentes em indivíduos de uma linhagem. Não é o mecanismo representado pela comparação dos olhos citados.
d) Incorreta. Uma evolução progressiva é caracterizada pelo maior desenvolvimento e aumento da complexidade de uma mesma estrutura ao longo da evolução do organismo que a possui. Exemplo disso é a própria evolução do olho humano, mas não é a razão da comparação entre os olhos citados.
e) Correta. A evolução convergente é um mecanismo que promove o desenvolvimento de estruturas / características que possuem uma função comum e uma semelhança morfológica, mas que não possuem uma origem evolutiva comum, ou seja, surgem de maneira independente nas linhagens que as desenvolvem. O desenvolvimento dos olhos humanos e dos olhos cefalópodes é um exemplo de evolução convergente.
(ENEM DIGITAL - 2020)
Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.
HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea. Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).
O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre
Ver questão
(Enem digital 2020)
Entenda a crise na Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).
A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de
Ver questão
(ENEM DIGITAL - 2020)
Os sofistas inventam a educação em ambiente artificial, o que se tornará uma das características de nossa civilização. Eles são os profissionais do ensino, antes de tudo pedagogos, ainda que seja necessário reconhecer a notável originalidade de um Protágoras, de um Górgias ou de um Antifonte, por exemplo. Por um salário, eles ensinavam a seus alunos receitas que lhes permitiam persuadir os ouvintes, defender, com a mesma habilidade, o pró e o contra, conforme o entendimento de cada um.
HADOT, P. O que é a filosofia antiga?. São Paulo: Loyola, 2010 (adaptado).
O texto apresenta uma característica dos sofistas, mestres da oratória que defendiam a(o)
Ver questão
(ENEM DIGITAL - 2020)
No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.
SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.
Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação.
Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como
Ver questão