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Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.
FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, v.48, n.287, 2011 (adaptado).
Essa resistência tem ocorrido porque os(as)
bactérias patogênicas se multiplicam de maneira acelerada.
antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.
bactérias possuem plasmídeos que contêm genes relacionados à virulência.
bactérias podem ser transmitidas para um indivíduo utilizando várias estratégias.
serviços de saúde precários constituem importantes focos de bactérias patogênicas.
Gabarito:
antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.
a) Incorreta. Todas as bactérias, e não somente as patogênicas, se reproduzem de maneira acelerada. Essa não é a causa do desenvolvimento da resistências aos antibióticos das superbactérias.
b) Correta. O uso abusivo e indiscriminado, ou seja, sem receita e orientação médica, por parte da população gera resistência ao matar todas as bactérias que não possuem resistência, mas não sendo capaz de matar as poucas bactérias que desenvolveram resistência por meio de mutações. Essas bactérias que foram "selecionadas" passam a se reproduzir, gerando populações de superbactérias.
c) Incorreta. Apesar das bactérias possuírem plasmídeos, o desenvolvimento da resistência aos antibióticos não ocorre apenas pela existência de plasmídeos. Deve ocorrer uma seleção de bactérias resistentes que se tornem dominantes.
d) Incorreta. A transmissão de bactérias entre indivíduos humanos pode ocorrer de várias formas, mas apenas a transmissão não é capaz de gerar resistência.
e) Incorreta. A precariedade de sistemas de saúde pode colaborar para a transmissão de organismos patogênicos, no entanto, não é capaz de gerar resistência, já que não é um meio de seleção.
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Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.
HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea. Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).
O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre
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Entenda a crise na Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).
A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de
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Os sofistas inventam a educação em ambiente artificial, o que se tornará uma das características de nossa civilização. Eles são os profissionais do ensino, antes de tudo pedagogos, ainda que seja necessário reconhecer a notável originalidade de um Protágoras, de um Górgias ou de um Antifonte, por exemplo. Por um salário, eles ensinavam a seus alunos receitas que lhes permitiam persuadir os ouvintes, defender, com a mesma habilidade, o pró e o contra, conforme o entendimento de cada um.
HADOT, P. O que é a filosofia antiga?. São Paulo: Loyola, 2010 (adaptado).
O texto apresenta uma característica dos sofistas, mestres da oratória que defendiam a(o)
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No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.
SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.
Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação.
Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como
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