Questão 66842

(ENEM DIGITAL - 2020)

Numa democracia representativa, como é o Brasil, o direito de votar para escolha dos governantes, que irão ocupar os cargos do Executivo e do Legislativo, é um dos direitos fundamentais da cidadania. Na impossibilidade de participação direta do povo nas decisões que deverão ser tomadas a respeito de questões da máxima relevância para o interesse público, a escolha de representantes para o desempenho dessas tarefas foi o caminho encontrado para que as opções reflitam a vontade do povo.

DALLARI, D. Em busca da democracia representativa. Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015.

 

Na perspectiva apontada no texto, a consolidação da democracia no Brasil baseia-se na representação popular por meio dos(as)

A

fóruns sociais.

B

partidos políticos.

C

conselhos federais.

D

entidades de classe.

E

organizações não governamentais.

Gabarito:

partidos políticos.



Resolução:

b) Correta. partidos políticos.
A democracia representativa dá-se por modo indireto quanto a participação dos cidadãos na política, por meio de representantes. Os partidos políticos atuam como uma instância na qual os indivíduos podem participar da formação da vontade do Estado, já que os candidatos no sistema representativo estão vinculados aos partidos.

 

a) Incorreta. fóruns sociais.
Os fóruns sociais caracterizam a democracia participativa, na qual envolve a participação dos cidadãos nas deliberações políticas, não a democracia representativa, cuja participação é de modo indireto.

c) Incorreta. conselhos federais.
Os conselhos federais são organizações criadas com o fim de regulamentar as profissões que eles representam. Portanto, situa-se no campo profissional e econômico; embora relacionado à esfera política, não objetivam, de maneira geral, a vontade do Estado para serem representantes da sociedade.

d) Incorreta. entidades de classe.
As entidades de classe são instituições civis que se originam da união de pessoas ou empresas, sem fins lucrativos. Tem como característica a gratuidade de seus cargos eletivos e a liberdade legal de representar juridicamente, bem como administrativa e política, seus associados. Por exemplo, há as confederações, federações, associações, sindicatos, cooperativas, entre outros. Assim como os conselhos federais, não não objetivam, de maneira geral, a vontade do Estado para serem representantes da sociedade.

e) Incorreta. organizações não governamentais.
As ONGs são organizações sem fins lucrativos, constituídas formalmente e autonomamente, que têm como características a realização de ações de solidariedade no âmbito das políticas públicas e pelo exercício legítimo de pressões políticas em benefício de populações excluídas das condições da cidadania. Caracterizam a participação da sociedade civil, mas não configuram uma representação dos interesses dos cidadãos no âmbito das decisões diretas políticas, embora tenham um papel em direcioná-las.



Questão 60886

(ENEM DIGITAL - 2020)

Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.

HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea. Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).

O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre

Ver questão

Questão 61300

(Enem digital 2020) 

Entenda a crise na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).

A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de 

 

Ver questão

Questão 61407

(ENEM DIGITAL - 2020)

Os sofistas inventam a educação em ambiente artificial, o que se tornará uma das características de nossa civilização. Eles são os profissionais do ensino, antes de tudo pedagogos, ainda que seja necessário reconhecer a notável originalidade de um Protágoras, de um Górgias ou de um Antifonte, por exemplo. Por um salário, eles ensinavam a seus alunos receitas que lhes permitiam persuadir os ouvintes, defender, com a mesma habilidade, o pró e o contra, conforme o entendimento de cada um.

HADOT, P. O que é a filosofia antiga?. São Paulo: Loyola, 2010 (adaptado).

 

O texto apresenta uma característica dos sofistas, mestres da oratória que defendiam a(o)

Ver questão

Questão 61972

(ENEM DIGITAL - 2020) 

 No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.

SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.

Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação.

Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

Ver questão