(ENEM PPL - 2020)
Grileiro de terra
O jagunço falou com o caboclo
Conversando na sua varanda
Meu patrão vai tomar suas terras
Tá cercado por todas as bandas
Acho bom sair quanto antes
Pegue a sua família e se manda
Porque saibas que um mal acordo
É melhor do que boa demanda
TAVIANO & TAVARES. Disponível em: www.kboing.com.br. Acesso em: 16 abr. 2015 (fragmento).
A situação de conflito descrita é característica de espaços rurais onde ocorre o processo de
formação de sistema de parceria.
homologação de reservas extrativistas.
falsificação de títulos de propriedades.
terceirização de mão de obra empregada
desagregação de organizações cooperativistas.
Gabarito:
falsificação de títulos de propriedades.
a) Incorreta, pois, o texto expõe o despejo de famílias de suas propriedades por parte de latifundiários poderosos, expostos como patrões, logo, não existe parceria entre esses dois grupos, mas, apenas, disputa e opressão.
b) Incorreta, pois, o texto refere-se à grilagem de terras para a produção agropecuária e não extrativista.
c) Correta, pois, o título do texto e seu conteúdo se refere à atividade da grilagem, que a falsificação de documentos de posse de terras para se tomar esse terreno de seus verdadeiros proprietários que não possuem poder econômico e/ou político para competirem com aqueles que querem tomar suas posses, por isso, a alternativa está correta.
d) Incorreta, pois, o texto expõe a tomada de terras por parte de um grande fazendeiro sobre uma aparente família que produz em um pequeno terreno, logo, não possui nenhuma relação com mão de obra e seu emprego.
e) Incorreta, pois, não é citada cooperação no texto, logo, não existe nenhuma cooperativa nesse contexto, mas, apenas, um grileiro utilizando de seu poder para tomar terras de pessoas com menor poder econômico.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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