(ENEM PPL - 2020)
TEXTO I
Disponível em: http://iasdcentralcampinas.org.br. Acesso em: 5 jun. 2018.
TEXTO II
Disponível em: http://listaloficial.com.br. Acesso em: 5 jun. 2018.
TEXTO III
Analisemos o conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986. Também conhecido como “conceito ampliado” de saúde, foi fruto de intensa mobilização, que se estabeleceu em diversos países da América Latina, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde. Recordemos seu enunciado: em sentido amplo, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
BATISTELLA, C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde.
Disponível em: www.epsjv.fiocruz.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).
Com base no conceito ampliado de saúde, podemos interpretar que as imagens dos textos I e II
convidam a pensar sobre o conceito ampliado de saúde.
criticam a relação entre a prática de exercícios e a saúde.
coadunam-se com o conceito de saúde construído na Conferência.
exemplificam a conquista do estado de saúde em um sentido amplo.
reproduzem a relação de causalidade entre fazer exercício e ter saúde.
Gabarito:
reproduzem a relação de causalidade entre fazer exercício e ter saúde.
A) INCORRETA: as imagens não estão convidando as pessoas a pensarem sobre esse conceito ampliado de saúde, mas estão exemplificando na prática o que significa esse conceito.
B) INCORRETA: não há uma crítica explícita nas imagens, mas sim uma defesa de prática e cuidado à saúde.
C) INCORRETA: pois a ideia de "coadunar" diz respeito a algo que se junta a alguma outra coisa para formar um resultado. No entanto, as imagens do texto I e II não estão se juntando com o conceito que está expresso no texto III, mas elas são resultado desse conceito ampliado de saúde. Então não podemos dizer que se trata de coadunar.
D) INCORRETA: as imagens não falam de uma conquista do estado de saúde, mas de um processo. Observa-se que, no texto I, o coração está se exercitando para alcançar a saúde plena, da mesma forma que na imagem II está sendo promovida uma prática esportiva para alcançar essa saúde
E) CORRETA: enquanto no texto III é explicado qual o sentido geral da palavra saúde, os textos I e II vão exemplificar como funciona esse sentido na prática. As imagens estão reproduzindo aquilo que o último texto fala: quanto mais você se exercita, mais fácil você terá uma saúde de qualidade.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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