(ENEM PPL - 2020)
A carta da Terra
PREÂMBULO
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações.
PRINCÍPIOS
I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida.
II. Proteger e restaurar a integridade ecológica.
III. Promover a justiça social e econômica.
IV. Fortalecer a democracia, a não violência e a paz.
O CAMINHO ADIANTE
Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida e pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida.
Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 3 dez. 2017 (adaptado).
Analisando a estrutura composicional do texto, percebe-se que ele se insere na esfera
institucional, pois propõe regras de conduta para alcançar a sustentabilidade da vida na Terra.
pessoal, pois manifesta subjetividade diante da injustiça social e econômica dos povos da Terra.
publicitária, porque conclama a sociedade para participar de ações relacionadas à preservação ambiental.
científica, pois relata fatos concretos sobre a real situação do meio ambiente em diferentes pontos do planeta.
jornalística, pois apresenta títulos e subtítulos para organizar as informações sobre a relação do homem com o planeta.
Gabarito:
institucional, pois propõe regras de conduta para alcançar a sustentabilidade da vida na Terra.
A) CORRETA: a estrutura do texto se aproxima ao que se vê em textos jurídicos, como nas leis. É perceptível, por exemplo, que o título "Preâmbulo" encontra-se na maioria das leis brasileiras e tem o intuito de apresentar o assunto principal do texto que se sucede.
B) INCORRETA: há um tom pessoal de fato no conteúdo, mas a construção que está envolta nesse texto é essencialmente jurídica (a inserção de preâmbulos, princípios e tópicos em formato de "artigo").
C) INCORRETA: pois a estrutura de um texto publicitário é algo mais sucinto composto de verbos no imperativo, induzindo seu leitor a comprar algum produto/serviço.
D) INCORRETA: a estrutura de um texto científico é de um texto corrido, dividido em parágrafos e poucos subtítulos que possuem uma temática relacionada ao tema principal. Como os textos são curtas e muitas divisões, não é possível que seja.
E) INCORRETA: pois a estrutura de textos jornalísticos são majoritariamente escritos em forma de texto corrido, com poucos subtítulos e basicamente nenhum tópico.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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