(ENEM PPL - 2020)
Ação coloca baleia encalhada às margens do Rio Sena
As pessoas em Paris acordaram com uma notícia inusitada: uma baleia encalhada foi encontrada nas margens do Sena, perto de Notre Dame. Para deixar tudo ainda mais surreal, cientistas forenses foram vistos estudando o fenômeno. O público ficou impressionado com as cenas e bombou as redes sociais de comentários e fotos. Horas mais tarde, a verdade por trás do espetáculo bizarro foi revelada. Embora parecesse muito com um animal real, tudo não passava de uma instalação artística criada pelo coletivo belga Capitão Boomer. A escultura gigante media 17 metros e simulava o cheiro de uma baleia morta, com todos os seus detalhes, incluindo o sangue. O projeto foi desenvolvido para aumentar a conscientização sobre o impacto provocado pelos seres humanos no meio ambiente, em todas as espécies, incluindo as baleias.
Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 16 ago. 2017 (adaptado).
Essa notícia tem sua relevância informativa estabelecida ao apresentar um fato inesperado relativo ao(à)
excesso de comentários nas redes sociais sobre valores ecológicos e meio ambiente.
presença de um animal marinho encalhado e em decomposição no centro de Paris.
uso de uma instalação artística realista como instrumento de denúncia social.
falta de ações de preservação do meio ambiente no continente europeu.
opção por uma análise sensacionalista de um evento inusitado.
Gabarito:
uso de uma instalação artística realista como instrumento de denúncia social.
A) INCORRETA: o excesso de comentários nas redes sociais não é um fato inesperado narrado pela notícia, mas sim uma consequência dos atos narrados e situação que acontece no mundo contemporâneo.
B) INCORRETA: por mais que, a princípio, a notícia esteja falando de uma baleia de verdade, o texto gira em torno principalmente da ação artística utilizada para denunciar os problemas sociais. Isso pode ser visto pela primeira palavra destacada na notícia "Ação coloca baleia..."
C) CORRETA: como a notícia está dissertando o fato que a ação artística impactou a sociedade, mobilizando cientistas, policiais e a população, essa estrutura foi utilizada para que a população se sentisse verdadeiramente impactada pela situação da poluição do meio ambiente e como ela afeta animais marinhos.
D) INCORRETA: não há uma especificidade de que a ação artística seja apenas para o continente europeu, mas sim uma moção para toda a humanidade, tanto que a notícia tem alcance global (uma ação que ocorreu em Paris chegou ao Brasil através da Revista Exame).
E) INCORRETA: a análise sensacionalista não é o fato inesperado que ocorre na notícia. Na verdade, sensacionalismo é muito utilizado nos gêneros jornalísticos para que possa convencer o leitor a ler o texto.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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