(ENEM PPL - 2020)
Como ocorrem os eclipses solares?
Quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, o astro que ilumina nosso planeta some por alguns minutos. O espetáculo só ocorre durante a lua nova e apenas nas ocasiões em que a sombra projetada pelo satélite atinge algum ponto da superfície do planeta. Aliás, é o tamanho dessa sombra que vai determinar se o desaparecimento do astro será total, parcial ou anular. Geralmente, ocorrem ao menos dois eclipses solares por ano. Um eclipse solar é uma excelente oportunidade para estudar melhor o Sol.
Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 21 ago. 2017 (adaptado).
Nesse texto, a palavra “aliás” cumpre a função de
promover uma conclusão de ideias valendo-se das informações da frase anterior.
indicar uma mudança de assunto e de foco no tema desenvolvido.
conectar a informação da frase anterior com a da posterior.
conferir um caráter mais coloquial à reportagem.
salientar a negação expressa na frase posterior.
Gabarito:
conectar a informação da frase anterior com a da posterior.
A) INCORRETA: pois se observa que, mesmo depois do conteúdo iniciado por "aliás" o autor insere mais informações. Além disso, conjunções conclusivas são "por fim, logo, contudo, deste modo, etc."
B) INCORRETA: pois vemos que o autor não muda de assunto, mas sim destrincha mais o assunto que já estava discorrendo. Ele estava falando sobre a sombra projetada da lua sob a terra e o conteúdo iniciado pelo "aliás" dá mais detalhes sobre essa sombra.
C) CORRETA: observa-se que as duas sentenças, da frase anterior e posterior ao "aliás", possuem informações que voltam ao mesmo tema: a sombra da lua na terra. Para que a sentença não fique muito grande, a conjunção "Aliás" vai ligar as duas informações de forma sequencial e aditiva.
D) INCORRETA: uma vez que a conjunção "aliás" não é marca de coloquialidade, mas reconhecida e usada constantemente pela gramática normativa.
E) INCORRETA: já que não é expressa uma negação na frase anterior, mas sim uma inserção de um fato verídico que a sentença após o "aliás" vai dar mais enfoque.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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