Questão 65884

(ENEM PPL - 2020) 

NOVAES, C. O menino sem imaginação. São Paulo: Ática, 1993.

O gênero capa de livro tem, entre outras, a função de antecipar uma possível leitura a ser feita da obra em questão. Pela leitura dessa capa, infere-se que seu criador teve como propósito

A

criticar a alienação das crianças promovida pela forte presença das mídias de massa em seu cotidiano.

B

alertar os pais sobre a má influência das tecnologias para o desenvolvimento infantil.

C

satirizar o nível de criatividade de meninos isolados do convívio com seu grupo.

D

condenar o uso recorrente de aparatos eletrônicos pelos jovens na atualidade.

E

censurar o comportamento dos pais em relação à educação dada aos filhos.

Gabarito:

criticar a alienação das crianças promovida pela forte presença das mídias de massa em seu cotidiano.



Resolução:

A) CORRETA: quando se coloca uma televisão e uma imagem típica de aparecer nas telas saindo como se fosse um balão, o autor personifica esse objeto para que ele assuma a posição de uma criança que, de tanto assistir televisão, se tornou ela própria. O uso recorrente dessas mídias de massa fazem com que a criança só acredite naquilo e, por consequência, fica alienado.

B) INCORRETA: não se pode inferir que é um alerta aos pais, pois não há nenhuma imagem nesse livro que nos indique que ele seja destinado às figuras mais velhas, mas sim para o público em geral.

C) INCORRETA: não se fala que a criatividade dos meninos isolados de um grupo é menor nem maior, mas sim de como o impacto dos aparelhos tecnológicos pode influenciar na imaginação deles.

D) INCORRETA: realmente há uma referência aos aparatos eletrônicos da atualidade, mas não podemos dizer que se trata de uma "condenação". A capa do livro pode estar apenas mostrando os efeitos desses aparatos nos jovens.

E) INCORRETA: como na jusitifcativa da alternativa b não podemos inferir que esse texto seja uma crítica ao comportamento dos pais, uma vez que não há elementos suficientes na imagem que faça com que ele seja destinado exclusivamente a esse grupo social.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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