(ENEM PPL - 2022)
Como en casa
Me he estado bañando en playas del Caribe, con
[ganas de volver
he andado por la Gran Manzana inclusive, a punto
[de devolver
yo he estado en todas partes
he visitado museos, he sentido el arte
he tenido empleos feos, y a veces he dormido
[parques […]
entre gente buena y gente mala...
he cambiado de gustos y de forma de ser
he perdido el contacto con todos para no perder mi fe
he tocado en Holanda, Alemania, México, Chile, ¡qué!
y he tocado en las salas minúsculas, no te olvides,
[man […]
he perdido muchas riendas y he cuidado muchos
[detalles
he conocido muchos sitios y muchas cosas he probado
pero como se está en Sevilla no se está en ningún
[lado...
Esta es mi casa...
este es... mi sitio, mi calle, mi plaza
mis bares, mi clima, mi centro... es mi casa...
Año tras año con los mismos conceptos
Creo, no necesito mucho más que esto
TOTEKING. T.O.T.E. Madri: BOA Música, 2008 (fragmento).
A expressão “Como en casa”, que intitula o texto, evidencia seu tema central, que é a
defesa da postura de rebeldia condizente com o universo do rap.
valorização da cultura no processo de formação do compositor.
expressão do sentimento de pertencimento ao lugar de origem.
revelação das dificuldades enfrentadas para tornar-se músico.
negação da ostentação própria do mundo do entretenimento.
Gabarito:
expressão do sentimento de pertencimento ao lugar de origem.
a) Alternativa incorreta. O letra da música e seu título não apresentam traços de rebeldia.
b) Alternativa incorreta. A cultura é valorizada na letra, mas não é isso que representa a expressão como en casa.
c) Alternativa correta. Na letra da música, são citados muitos lugares, mas chega-se à conclusão de que o eu lírico não pertence realmente a nenhum deles, pois nenhum deles é sua casa, e é esse o aspecto ressaltado pelo título da canção.
d) Alternativa incorreta. A letra da música ressalta experiências, de algum modo, boas, não desafios.
e) Alternativa incorreta. A letra fala sobre viagens e experiências que custam bastante dinheiro e, portanto, pode-se dizer que há, sim, ostentação nela.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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