(ENEM PPL - 2022)
Já em 1901, um dos primeiros levantamentos sobre a situação da indústria no estado de São Paulo constata que as mulheres representavam cerca de 49,95% do operariado têxtil, enquanto que as crianças respondiam por 22,79%. Em outras palavras, 72,74% dos empregados têxteis eram mulheres e crianças.
DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001 (adaptado).
Os dados apresentados indicam que o cotidiano do trabalho industrial no início do século XX estava vinculado à
ampliação da mão de obra fabril.
limitação da jornada laboral.
exigência de qualificação profissional.
elevação da produtividade feminina.
ausência de direitos sociais.
Gabarito:
ausência de direitos sociais.
a) ampliação da mão de obra fabril.
Incorreto. O texto não apresenta dados que permitem uma comparação entre um período anterior e o do contexto para que se possa vincular à ampliação da mão-de-obra fabril.
b) limitação da jornada laboral.
Incorreto. Os dados apresentados não nos informam nada sobre a jornada laboral que possa ser vinculado ao percentual de mulheres e crianças nas fábricas.
c) exigência de qualificação profissional.
Incorreto. Pelo contrário, o fato de existir uma porcentagem tão alta de crianças trabalhando mostra como não havia essa exigência de qualificação profissional.
d) elevação da produtividade feminina.
Incorreto. Não nos são apresentados dados sobre a produtividade feminina em si, apenas que elas estavam representando grande parte da força de trabalho das fábricas têxteis.
e) ausência de direitos sociais.
Correto. O fato de tantas crianças estarem compondo a força de trabalho de fábricas têxteis está diretamente vinculado à ausência de direitos sociais no Brasil desse período, visto que as crianças não deveriam estar trabalhando, mas sim ocupando as escolas e vivendo sua infância.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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