(ENEM PPL - 2023)
Leão do Norte
Sou o coração do folclore nordestino | |
Eu sou Mateus e Bastião do boi-bumbá | |
Sou o boneco do Mestre Vitalino | |
Dançando uma ciranda em Itamaracá | |
Eu sou um verso de Carlos Pena Filho | |
Num frevo de Capiba | |
Ao som da Orquestra Armorial | |
Sou Capibaribe | |
Num livro de João Cabral | |
Sou mamulengo de São Bento do Una | |
Vindo no baque solto de maracatu | |
Eu sou um auto de Ariano Suassuna | |
No meio da Feira de Caruaru | |
Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta | |
Levando a Flor da Lira | |
Pra Nova Jerusalém | |
Sou Luiz Gonzaga | |
E eu sou mangue também | |
Eu sou mameluco, sou de Casa Forte | |
Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte | |
LENINE; PINHEIRO, P. C. Leão do Norte. In: LENINE. Olho de peixe. São Paulo, 1993 (fragmento). |
A letra da canção expressa a diversidade de danças, sendo uma delas demonstrada no trecho:
“Eu sou mameluco, sou de Casa Forte”.
“Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte”.
“Sou Luiz Gonzaga / E eu sou mangue também”.
“Eu sou um auto de Ariano Suassuna / No meio da Feira de Caruaru”.
“Eu sou Mateus e Bastião do boi-bumbá / Sou o boneco do Mestre Vitalino”.
Gabarito:
“Eu sou Mateus e Bastião do boi-bumbá / Sou o boneco do Mestre Vitalino”.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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