(UFC - 2000) A cultura renascentista favoreceu a valorização do homem, estimulando a liberdade de expressão presente em diferentes manifestações artísticas e literárias. Entretanto, a participação da Igreja Católica, entre os mecenas, pode ser associada:
à renovação das ideias defendidas pela hierarquia eclesiástica, que se deixara influenciar pelo liberalismo burguês.
à continuidade do cristianismo como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores estabelecidos pela Igreja.
ao engajamento da intelectualidade católica nas experiências científicas, na tentativa de conciliar razão e fé.
às novas condições de vida na Europa, que extinguiram a persistência dos valores religiosos na sociedade.
ao surgimento de novas ordens religiosas, defensoras do mecenato como um meio de maior liberdade de expressão.
Gabarito:
à continuidade do cristianismo como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores estabelecidos pela Igreja.
a) à renovação das ideias defendidas pela hierarquia eclesiástica, que se deixara influenciar pelo liberalismo burguês.
Incorreta. O clero católico da época era conservador, defendia as ideias e doutrinas clássicas da Igreja com om mecenato.
b) à continuidade do cristianismo como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores estabelecidos pela Igreja.
Correta. O mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais em um tipo de vínculo que beneficiava os artistas e facilitava a expansão das obras. Além de incentivar a produção cultural, o mecenato tem também um objetivo de dar projeção política aos que destinam recursos financeiros para as produções culturais. O poder político e econômico seria trabalhado de forma articulada com o incentivo cultural, dando projeção social ao mecenas, o que garantia ainda que seu nome fosse ligado durante muito tempo às obras de arte produzidas e ainda garantia que seus ideais fossem reforçados nessas obras - como no caso mensurado pela questão, dos artistas renascentistas, que pintavam à julgo da Igreja e reforçando seus dogmas e doutrinas.
c) ao engajamento da intelectualidade católica nas experiências científicas, na tentativa de conciliar razão e fé.
Incorreta. A Igreja defendia uma intelectualidade própria, com a fé e seus dogmas em posição de privilégio ante a razão.
d) às novas condições de vida na Europa, que extinguiram a persistência dos valores religiosos na sociedade.
Incorreta. Mesmo com o ideal renascentista, os valores religiosos eram apregoados, e não extintos.
e) ao surgimento de novas ordens religiosas, defensoras do mecenato como um meio de maior liberdade de expressão.
Incorreta. A Igreja Católica, à época, perseguia quaisquer grupos ou indivíduos que apregoassem ideais contrários às suas doutrinas e dogmas.
(UFC - 2002)
Sobre o trecho “As próprias plantas venenosas são úteis: a ciência faz do veneno mais violento um meio destruidor de moléstias, regenerador da saúde, conservador da vida.”, é correto afirmar que:
I. O período é composto por duas orações.
II. Há somente três palavras formadas por sufixação.
III. A acentuação gráfica das palavras grifadas se justifica pela mesma regra.
Assinale a alternativa cujo significado do vocábulo destacado na frase mantém-se igual ao significado do mesmo vocábulo no poema.
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(Ufc 2009)
Acerca dos elementos constitutivos do verso "E o vulnerável, mestre, apanhas com mão fria" (verso 48), analise as assertivas a seguir e coloque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) "mestre" exerce função de vocativo, assim como "Joaquim Maria" (verso 29).
( ) "apanhas" tem como sujeito "tu", que remete a "Joaquim Maria" (verso 29).
( ) "E" exerce a mesma função que em "o desconforto, / o descontentamento e a frustração / da nossa humana condição" (versos 53-55).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
(Ufc 2009)
O eu lírico do poema refere-se a Machado de Assis como "morto vivo". Assinale a alternativa na qual está presente o excerto do poema que explica o porquê dessa alcunha.
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