(UFMG 2000)
Um dos fatores que favorecem a solubilidade de um metal em outro é a semelhança de suas redes cristalinas. No entanto é preciso, também, que os seus átomos não sejam muito diferentes quanto a
- raio atômico;
- eletronegatividade; e
- valência.
Os metais alcalinos e o ferro, que apresentam redes cristalinas semelhantes, não formam ligas por causa das grandes diferenças quanto a essas propriedades. Considerando-se as propriedades periódicas do ferro e dos metais alcalinos, é INCORRETO afirmar que
a eletronegatividade do átomo de ferro é maior que a do átomo de sódio.
o número de oxidação mais comum dos metais alcalinos é +1.
o raio atômico do ferro é maior que o do potássio.
o raio atômico do ferro é menor que o do rubídio.
Gabarito:
o raio atômico do ferro é maior que o do potássio.
a. Correta.
a eletronegatividade cresce da esquerda para a direita e de baixo para cima. Apesar de o sódio estar um período acima do ferro, o ferro está sete grupos para a esquerda.
b. Correta.
a distribuição dos metais alcalinos termina em ns1 e esses elementos tendem a perder um elétron, ficando com número de oxidação +1.
c. Incorreta.
o raio atômico cresce de cima para baixo e da direita para a esquerda. O potássio e o ferro estão no mesmo período, mas o potássio está mais à direita em relação ao ferro e, portanto, possui maior raio atômico.
d. Correta.
o raio atômico cresce de cima para baixo e da direita para a esquerda. O rubídio está mais à esquerda e mais abaixo em relação ao ferro e, portanto, possui maior raio atômico.
(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
Ver questão
(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
Ver questão
(UFMG - 2010)
Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
(Ufmg 2003)
Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
Ver questão