(UFSM)
El mundo submarino es un escándalo
El universo 3submarino no es tan pacífico como lo pintan. Además de estar poblado de las más extrañas criaturas, corales y plantas abisales, 9bajo las aguas del océano reina un 8inesperado bullicio atronador. El mundo sumergido puede llegar a ser tan ruidoso como un cruce de calles en 1cualquier gran metrópoli con tránsito en horas pico, según han constatado las mediciones 7efectuadas por expertos de la Universidad de Cornell, en Ithaca (Nueva York, EE. UU.). Tanto en las aguas del Atlántico norte como en las del Mar del Norte, los sonidos alcanzaban valores por encima de los 100 decibelios debido a los cánticos de las ballenas, al denso tráfico de barcos y a las vibraciones de las plataformas 6petrolíferas.
Pero no sólo aquí, incluso en los remotos mares callados, los zumbidos, silbidos, golpeteos... toda la 10algarabía de rumores varios de los habitantes del submundo oceánico reverberan alcanzando los 60 decibelios, lo que corresponde al sonido que emite una radio al volumen normal de una habitación. Los físicos han explicado que 2esto se debe a que, mientras en el aire las ondas sonoras se ven 5amortiguadas, en el agua son 4reflejadas por la superficie y por lo tanto aumentan su volumen.
Aguas a todo volumen
Hélices, motores, animales... el estrépido que hay en el fondo del mar se amplifica porque su superficie refleja las ondas sonoras.
Muy Interesante, nº 167, set/1999, p. 16.
O vocábulo "esto" (ref. 2) refere-se:
ao som de um rádio em um quarto fechado.
ao fenômeno de amplificação de sons na água.
à capacidade sonora dos habitantes submarinos.
às vibrações originárias das plataformas petrolíferas.
à intensidade do tráfico de embarcações nos oceanos.
Gabarito:
ao fenômeno de amplificação de sons na água.
[B]
No trecho:
"...toda la 10algarabía de rumores varios de los habitantes del submundo oceánico reverberan alcanzando los 60 decibelios, lo que corresponde al sonido que emite una radio al volumen normal de una habitación. Los físicos han explicado que 2esto se debe a que, mientras en el aire las ondas sonoras se ven 5amortiguadas, en el agua son 4reflejadas por la superficie y por lo tanto aumentan su volumen."
é possível identificar que o fenômeno a que o demonstrativo "esto" se refere é a amplificação dos sons bebaixo d'água. Isso é confirmado na frase final: "aumentan su volumen".
(UFSM - 2012)
[...] a capoeira, a guardiã do jogo, da 7brincadeira, do 1faz de conta que 8luta, mas joga com 3o outro, que simula um 9golpe e tira 4o outro para dançar e que tem uma vinculação 5étnica e racial com o percurso e o lugar da 2negritude em nosso país, acabou, em algumas 6escolas, ensinada sob o 10controle da 11esportivização, com regras e pontuações.
Fonte: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Volume 1, 2008, p.231.
Qual alternativa apresenta uma análise correta sobre o conteúdo ou a organização linguística do fragmento?
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(Ufsm 2015)
Os hábitos alimentares estão entre os principais traços culturais de um povo. Era de se esperar, portanto, que houvesse alguma menção sobre o assunto no primeiro contato entre os portugueses e os nativos, conforme relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha. De fato, Caminha escreve a respeito da reação de dois jovens nativos que foram ate a caravela de Cabral e que experimentaram alimentos oferecidos pelos portugueses:
Deram-lhe[s] de comer: pão e peixe cozido, confeitos, bolos, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada de tudo aquilo. E se provavam alguma coisa, logo a cuspiam com nojo. Trouxeram-lhes vinho numa taça, mas apenas haviam provado o sabor, imediatamente demonstraram não gostar e não mais quiseram. Trouxeram-lhes água num jarro. Não beberam. Apenas bochechavam, lavando as bocas, e logo lançavam fora.
Fonte: CASTRO, Silvio (org.) A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p.93.
A partir da leitura do fragmento, são feitas as seguintes afirmativas:
I. No fragmento, ao dar destaque as reações dos nativos frente à comida e a bebida oferecidas,Caminha registra o comportamento diferenciado deles quanto aos itens básicos da alimentação de um europeu.
II. No fragmento, percebe-se a antipatia de Caminha pelos nativos, o que se confirma na leitura do restante da carta quanto a outros aspectos dos indígenas, como sua aparência física.
III. O predomínio de verbos de ação, numa sequência de eventos interligados cronologicamente, confere um teor narrativo ao texto.
Está(ão) correta(s)
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(UFSM/RS - 2014)
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser chamada de Brasil. Ali, percebe-se não apenas a curiosidade do europeu pelo nativo, mas também seu pasmo diante da exuberância da natureza da nova terra, que, hoje em dia, já se encontra degradada em muitos dos locais avistados por Caminha.
Tendo isso em vista, leia o fragmento a seguir.
"Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa.
Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque a estender d’olhos não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa.
Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem."
CASTRO, Sílvio (org.). A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 115-6.
Esse fragmento apresenta-se como um texto:
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(Ufsm 2015)
Em 2014, o jesuíta José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco I, tornando-se o terceiro santo brasileiro. Muito embora tenha nascido nas Ilhas Canárias, Anchieta ficou conhecido como o “Apóstolo do Brasil”, legando-nos importantes textos, os quais dão a tônica da função da literatura no início do período colonial brasileiro. Entre seus poemas, destaca-se “A Santa Inês”. No poema, nota-se o emprego figurativo e religioso do mais básico dos alimentos da época: o pão.
A Santa Inês
Na Vinda de sua Imagem
Cordeirinha linda,
Como folga o povo
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo!
[...]
Também padeirinha
Sois de nosso povo,
Pois, com vossa vinda,
Lhe dais trigo novo.
Não é de 1Alentejo
Este vosso trigo,
Mas Jesus amigo
E vosso desejo.
[....]
O pão que amassastes
Dentro em vosso peito,
É o amor perfeito
Com que a Deus amastes.
Deste vos fartastes,
Deste dais ao povo,
Porque deixe o velho
Pelo trigo novo.
[...]
Glossário
1Alentejo: região de Portugal.
Composto de versos de ________ sílabas métricas, “A Santa Inês” celebra a chegada da imagem da santa a um povoado. Para homenageá-la, o eu lírico chama-lhe de “padeirinha”, pois traria um “trigo novo” para “alimentar” o povo: o exemplo do amor a Cristo. Esse uso figurativo da linguagem caracteriza uma _______________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
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