(UFMG - 2005)
Em um acidente ocorrido em Goiânia, em 1987, o césio-137 (, número de massa 137) contido em um aparelho de radiografia foi espalhado pela cidade, causando grandes danos à população. Sabe-se que o sofre um processo de decaimento, em que é emitida radiação gama () de alta energia e muito perigosa. Nesse processo, simplificadamente, um nêutron do núcleo do Cs transforma-se em um próton e um elétron. Suponha que, ao final do decaimento, o próton e o elétron permanecem no átomo. Assim sendo, é CORRETO afirmar que o novo elemento químico formado é:
Gabarito:
Segundo o enunciado, o césio (Cs) sofre decaimento e emite radiação gama (). Porém, a radiação não possue massa nem carga, então, o elemento químico não muda nesse processo. A equação de emissão pode ser representada por:
Porém, de acordo com o enunciado, nesse processo de decaimento um nêutron se transforma em um próton e um elétron, e permanecem no átomo, ou seja, não são emitidos.
Ao aumentar o número de prótons em uma unidade, o número atômico aumenta em uma unidade. Portanto, passa de 55 para 56. O número atômico 56 corresponde ao elemento bário, então, nesse decaimento, o césio se transforma no bário.
O número de massa não sofre alteração, já que o número de massa é a soma de prótons e nêutrons. Afinal, um nêutron se transforma em próton, então, a soma não muda. Portanto, o número de massa do bário é 137, assim como césio.
O Bário formado não apresenta carga, porque, o número de prótons e de elétrons aumentaram em uma unidade, então a soma fica igual a zero.
Portanto, o decaimento do césio proposto no enunciado pode ser representado por:
E o novo elemento químico formado é o .
Gabarito: letra A
(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
Ver questão
(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
Ver questão
(UFMG - 2010)
Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
(Ufmg 2003)
Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
Ver questão