Questão 40372

(CESPE/UNB – 2006)

“Nossa discussão será adequada se tiver tanta clareza quanto comporta o assunto, pois não se deve exigir a precisão em todos os raciocínios por igual, assim como não se deve buscá-la nos produtos de todas as artes mecânicas. Ora, as ações belas e justas, que a ciência política investiga, admitem grande variedade e flutuações de opinião, de forma que se pode considerá-las como existindo por convenção apenas, e não por natureza. E em torno dos bens há uma flutuação semelhante, pelo fato de serem prejudiciais a muitos: houve, por exemplo, quem perecesse devido à sua riqueza, e outros por causa da sua coragem. Ao tratar, pois, de tais assuntos, e partindo de tais premissas, devemos contentar-nos em indicar a verdade aproximadamente e em linhas gerais; e ao falar de coisas que são verdadeiras apenas em sua maior parte e com base em premissas da mesma espécie, só poderemos tirar conclusões da mesma natureza. E é dentro do mesmo espírito que cada proposição deverá ser recebida, pois é próprio do homem culto buscar a precisão, em cada gênero de coisas, apenas na medida em que o admita a natureza do assunto.”

(Aristóteles. Ética a Nicômaco)

No texto acima, o filósofo Aristóteles explica que

A

o método da ciência política é dialético, isto é, parte de opiniões comuns aceitas pela maioria ou pelos sábios.

B

não há resposta objetiva em questões morais.

C

a finalidade da ética e da ciência política é a ação, não a verdade.

D

é necessário buscar a verdade absoluta ao resolver problemas morais.

E

a teoria política possui um método tão exato quanto o da matemática.

Gabarito:

não há resposta objetiva em questões morais.



Resolução:

b) Correta. não há resposta objetiva em questões morais.
Ao longo de todo o texto, Aristóteles procura explicar o porquê de não haver resposta objetiva para questões morais. "[...] não se deve exigir a precisão em todos os raciocínios por igual [...]. As ações belas e justas, que a ciência política investiga, admitem grande variedade e flutuações de opinião [...]. E em torno dos bens há uma flutuação semelhante [...]."
Por se tratar de eventos abstratos, relativizados, que são observados a partir da visão particular do sujeito, os problemas morais não admitem respostas absolutas. Deve-se considerar que cada indivíduo tem uma particular visão de mundo e percepção sobre a realidade, especialmente em questões morais, éticas e sociais.
"Ao tratar [...] de tais assuntos, e partindo de tais premissas, devemos contentar-nos em indicar a verdade aproximadamente e em linhas gerais; e ao falar de coisas que são verdadeiras apenas em sua maior parte e com base em premissas da mesma espécie, só poderemos tirar conclusões da mesma natureza."

 

a) Incorreta. o método da ciência política é dialético, isto é, parte de opiniões comuns aceitas pela maioria ou pelos sábios.
Na ciência política, a investigação não se pauta em "opiniões comuns aceitas"; as opiniões não são simplesmente aceitas, mas sim discutidas. O método dialético se fundamenta na discussão de diferentes teses, não convergindo diretamente para uma única e verdadeira resposta.

c) Incorreta. a finalidade da ética e da ciência política é a ação, não a verdade.
A ética e ciência política buscam a verdade e não a ação.

d) Incorreta. é necessário buscar a verdade absoluta ao resolver problemas morais.
Não existe uma verdade absoluta quando se trata de problemas morais. Eles são solucionados por meio da ponderação e do debate.

e) Incorreta. a teoria política possui um método tão exato quanto o da matemática.
O método da teoria política, a dialética, não é exato como o da matemática. Como o próprio texto diz, os eventos que "a ciência política investiga, admitem grande variedade e flutuações de opinião [...]".



Questão 5139

(Unb 1998) Às 9 h 25 min de 2 de novembro de 1997, foi feito o lançamento do foguete brasileiro VLS-1 (veículo lançador de satélites). Devido a falha na ignição de um dos seus motores, 65 s após o lançamento, o VLS-1 teve de ser destruído, momento em que se encontrava à altura de 3.230 m do solo e desenvolvia uma velocidade de 720 km/h, com  inclinação de 25° em relação à horizontal. Até os 25 s de voo, o sistema de controle do foguete conseguiu compensar as 7 toneladas de combustível não-ejetadas que permaneciam intactas no motor inativo, desequilibrando o foguete. A compensação foi feita, movimentando-se as tubeiras - cones que ficam abaixo dos motores dirigindo suas descargas -, ou seja,  alterando-se a direção da força exercida pelos motores do foguete. Globo Ciência, fevereiro de 1998, p. 40-3 (com adaptação).

Em relação à situação descrita no texto e referindo-se à figura adiante, todas as afirmativas estão corretas, exceto:

Ver questão

Questão 6082

(UNB 2012) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O circuito elétrico ilustrado acima permite modelar a descarga elétrica produzida por um peixe elétrico. Esse circuito é formado por uma fem ε, um capacitor de capacitância C e uma resistência interna r. A parte externa é representada pelo capacitor ligado a um resistor de resistência R, o qual representa um objeto que eventualmente sofre uma descarga do peixe elétrico. Quando a chave A é fechada, o capacitor carrega-se, se estiver descarregado. Nesse caso, a carga q armazenada no capacitor em função do tempo é dada por

O capacitor, quando está completamente carregado, com a chave A aberta e a chave B fechada, descarrega-se. Nesse caso, a carga q armazenada no capacitor, em função do tempo, é expressa por

Considere que a fem do circuito em questão seja dada pela função V = V(t) = α sen βt + γ, 0 ≤ t ≤ 8, cujo gráfico é ilustrado acima. Nesse caso, o valor de α × β × γ é igual a

Ver questão

Questão 8354

        Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) constituem um grupo de fármacos com capacidade de controlar a inflamação, promover analgesia e combater a hipertermia. Essa classe heterogênea de fármacos inclui, entre outros, o ácido acetilsalicílico (aspirina, ou AAS), antiinflamatório não esteroide mais antigo e mais utilizado na prática médica.

        Os efeitos do AAS e de outros AINE devem-se à sua ação inibidora da atividade da enzima ciclogenase, COX, bloqueando, assim, a conversão do ácido araquidônico em precursores de prostaglandinas, Pgs e tromboxano.

        A enzima ciclogenase apresenta duas isoformas, COX-1 e COX-2. A COX-1 é expressa continuamente na maioria dos tecidos normais, agindo como protetora da mucosa gastrintestinal. A COX-2 é expressa em níveis muito baixos ou em situações de lesão tecidual.

        Dois estudos mostraram que o uso regular do AAS resultou na redução de 40% dos cânceres de estômago em indivíduos infectados com a bactéria Helicobacter pylory no estômago; cânceres de estômago em indivíduos não infectados não foram reduzidos pelo uso do AAS. O consumo de AAS por longos períodos pode induzir, em alguns indivíduos, distúrbios gastrintestinais e complicações cardiovasculares fatais. 

 

(Unb 2012) Considerando o texto, as figuras e o esquema básico de inibição de prostaglandinas, julgue os itens a seguir e assinale as assertivas verdadeiras.

Ver questão

Questão 8825

(UnB-DF)

Na seqüência de reações:

Na2O + H2O → 2 NaOH

H3PO4 + 3 NaOH → Na3PO4 + 3 H2O

Se partirmos de 10 mols de Na2O, obteremos:

Ver questão