Questão 14620

(Ufma 2006) No capítulo X do livro VIII da Ética a Nicômaco, Aristóteles discursa sobre as constituições existentes, bem como sobre suas características. Tomando por base suas observações, é correto afirmar:

A

A democracia é o governo estabelecido pelo voto universal e obrigatório, uma vez que o Estado é de todos. 

B

A Monarquia é a melhor forma de constituição de um Estado e que sua degeneração é a que causa mais prejuízo. 

C

A democracia é a degeneração de um tipo de constituição menos prejudicial, devendo todos optar por ela. 

D

A aristocracia é o governo dos nobres e é a forma mais adequada para a administração pública. 

E

As opções c e d são as corretas.

Gabarito:

A Monarquia é a melhor forma de constituição de um Estado e que sua degeneração é a que causa mais prejuízo. 



Resolução:

Para Aristóteles, a variação dos regimes políticos depende de dois fatores: a natureza do povo e a extensão do território. Assim, um povo cuja índole ou natureza tende à obediência a uma única autoridade e que vive num território extenso, a Monarquia é a forma de governo mais benéfica. Sua degeneração aponta para a imaturidade do povo.



Questão 3180

(UFMA)

The interrogative form of the sentence “The French captain learned the language of the indians” is:

Ver questão

Questão 14607

(UFMA - 2009)

O homem sempre buscou explicações sobre os aspectos essenciais da realidade que o cerca e sobre sua própria existência. Na Grécia antiga, antes da filosofia surgir, essas explicações eram dadas pela mitologia e tinham, portanto, um forte caráter religioso. Historicamente, considera-se que a filosofia tem início com Tales de Mileto, em razão de ele ter afirmado que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”. Nesse sentido, pode-se dizer que a frase de Tales tem caráter filosófico pelas seguintes razões:

Ver questão

Questão 15219

(Ufma 2009) A narrativa de Thomas More descreve uma ilha imaginária onde vive um povo com costumes bem diferentes do existente na Europa e, em especial, na Inglaterra do sec. XVI. 

Dentre os vários contrastes entre a ilha de Utopus e a Sociedade Real da época, está a maneira singular dos utopianos em exercerem o poder do Estado. Qual o mecanismo de legitimação do Estado que Thomas More considera mais adequado?

Ver questão