(UFMA - 2006)
Segundo Nicolau Maquiavel, aquilo que do ponto de vista da moral pode ser considerado um bem, no âmbito da política pode converter-se em um mal e vice-versa, pois o que qualifica a boa e a má ação na política é o êxito ou não da ação no trato com a circunstância. Baseado nessa premissa, é correto afirmar:
A moral deve servir de fundamento para a ação política.
A política tem normas próprias ditadas pelo contexto, logo não deve estar vinculada à moral.
O príncipe deve ser sempre cruel para não perder o poder, sem se importar com a moral.
Independentemente das circunstâncias, o príncipe deve agir moralmente.
Moral e política são inseparáveis, mas deve-se respeitar as peculiaridades da política.
Gabarito:
A política tem normas próprias ditadas pelo contexto, logo não deve estar vinculada à moral.
b) Correta. A política tem normas próprias ditadas pelo contexto, logo não deve estar vinculada à moral.
Maquiavel separa a ética e a política, fundando a ciência política como análise dos fatos sem o juízo de valor. Essa separação determina a distinção entre o fato e o ideal, isto é, daquilo que é, na realidade histórica e social, e daquilo que deve ser, no plano da normatividade e do ideal; a partir dessa distinção, ele introduz uma perspectiva política segundo a realidade factual, daquilo que ocorre em detrimento do que é ideal, pois, para ele, a política deve ser norteada pelas contingências históricas e não de ideais metafísicos.
a) Incorreta. A moral deve servir de fundamento para a ação política.
Essa é uma noção medieval e antiga. A separação que Maquiavel faz entre moral e política supõe que a moral não possa basear a ação política.
c) Incorreta. O príncipe deve ser sempre cruel para não perder o poder, sem se importar com a moral.
Tampouco deve-se entender que o príncipe deva ser sempre cruel para não perder o poder, sem se importar com a moral, mas observar a necessidade e as circunstâncias.
d) Incorreta. Independentemente das circunstâncias, o príncipe deve agir moralmente.
A virtú do príncipe está relacionada ao conceito de técnica, habilidade; nesse sentido, virtú é melhor entendida como uma determinada capacidade, uma habilidade que o princípe deve ter em dominar a fortuna, entendida como o acaso, o que é meramente contingencial. Isto é, a virtude é a capacidade do princípe em controlar o acaso. Maquiavel, como um pensador pragmatista, adequa a sua filosofia à realidade como ela se apresenta, sem idealidades. Nesse sentido, a virtude é a habilidade do princípe em se adequar às circunstâncias como estas se apresentam, sem apresentar idealidades éticas, morais ou de poder, a fim de estabelecer o seu poder a partir das circunstâncias.
e) Incorreta. Moral e política são inseparáveis, mas deve-se respeitar as peculiaridades da política.
Maquiavel separa a ética e a política, fundando a ciência política como análise dos fatos sem o juízo de valor.
(UFMA)
The interrogative form of the sentence “The French captain learned the language of the indians” is:
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(UFMA - 2009)
O homem sempre buscou explicações sobre os aspectos essenciais da realidade que o cerca e sobre sua própria existência. Na Grécia antiga, antes da filosofia surgir, essas explicações eram dadas pela mitologia e tinham, portanto, um forte caráter religioso. Historicamente, considera-se que a filosofia tem início com Tales de Mileto, em razão de ele ter afirmado que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”. Nesse sentido, pode-se dizer que a frase de Tales tem caráter filosófico pelas seguintes razões:
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(Ufma 2006) No capítulo X do livro VIII da Ética a Nicômaco, Aristóteles discursa sobre as constituições existentes, bem como sobre suas características. Tomando por base suas observações, é correto afirmar:
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(Ufma 2009) A narrativa de Thomas More descreve uma ilha imaginária onde vive um povo com costumes bem diferentes do existente na Europa e, em especial, na Inglaterra do sec. XVI.
Dentre os vários contrastes entre a ilha de Utopus e a Sociedade Real da época, está a maneira singular dos utopianos em exercerem o poder do Estado. Qual o mecanismo de legitimação do Estado que Thomas More considera mais adequado?
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