Questão 10999

(UFMG - 2006) Sejam N um número natural de dois algarismos não-nulos e M o número obtido invertendo-se a ordem dos algarismos de N.
Sabe-se que N - M = 45.

Então, quantos são os possíveis valores de N?

A

7.

B

4.

C

5.

D

6.

Gabarito:

4.



Resolução:

Sejam a e b algarismos:

N = overline{ab} Rightarrow M = overline{ba}

N - M = (10a+b)-(10b+a)=10a-a +b -10b = 9a-9b=9(a-b)

9(a-b)=45 Rightarrow a-b = 5

b pode ser no máximo igual a 4, pois se b = 5, teríamos a = 10 (o que é impossível visto que a é um algarismo de 0 a 9).

Temos então que os pares (a,b) possíveis são: (6, 1); (7, 2); (8, 3); (9, 4)

Ou seja, existem 4 valores possíveis para N:

N=61

N=72

N=83

N=94



Questão 1990

(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:

Ver questão

Questão 2181

(UFMG)

A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:

“Minha bela Marília, tudo passa,

A sorte deste mundo é mal segura

Se vem depois dos males a ventura

Vem depois dos prazeres a desgraça”.

                                                                             Tomás Antônio Gonzaga.

Ver questão

Questão 2200

(UFMG - 2010) 

Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.

Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.

Ver questão

Questão 2555

(Ufmg 2003)

Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia

Ver questão