Questão 61772

(UFPB - 2006) O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cuIturaI se manifestavam como questões de religião: as famosas "querelas religiosas" bizantinas.

Sobre essas querelas, é correto afirmar

A

O Monofisismo, uma corrente religiosa europeia, concebia o caráter unicamente humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).

B

A Questão IconocIasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) - defensores do culto das imagens - e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) - contrários ao culto das imagens.

C

O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.

D

O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que eprodiram primeiramente no Império Bizantino.

E

O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os "Bárbaros") ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas.

Gabarito:

O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.



Resolução:

a) O Monofisismo, uma corrente religiosa europeia, concebia o caráter unicamente humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).

Incorreta.  O monofisismo surgiu no Império Bizantino. 

 

b) A Questão IconocIasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) - defensores do culto das imagens - e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) - contrários ao culto das imagens.

Incorreta.  A Iconoclastia foi uma disputa entre bizantinos e ocidentais (da Igreja Romana), em relação à veneração de imagens. 

 

c) O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.

Correta.  Nota-se que o Cisma do Oriente foi a disputa que culminou na ruptura da Igreja Cristã, separando-a em duas, a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, a partir do ano 1054, quando os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma se excomungaram mutuamente.

 

d) O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que eprodiram primeiramente no Império Bizantino.

Incorreta.  A Inquisição surgiu para garantir a vigência dos dogmas cristãos romanos, e não ortodoxos. 

 

e) O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os "Bárbaros") ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas.

Incorreta.  O arianismo foi uma visão cristológica sustentada pelos seguidores de Ário, presbítero cristão de Alexandria. Esta, surgiu os primeiros tempos da Igreja primitiva, antes da difusão da ideia de Heresia. 



Questão 3147

(UFPB -1998)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

            International advertising can be a risky business. When McDonald's Iaunched Le Big Mac in Paris, it discovered that in local slang this meant "the big pimp". It is not just a question of language either; national advertising styles also vary considerably. The British like humor and irony in their ads, whereas the Germans regard this approach as frivolous. The French are more sexist than the British and will use semi naked women in almost any context. The Italians generally like to see beautiful people wearing beautiful clothes driving beautiful cars. These are not just national stereotypes, but based on hard experience. Different countries also prefer different products.

 

The text is PREDOMINANTLY in the _________

Ver questão

Questão 3219

(UFPB - 1998)

Read this sentence:


"_________ good idea is _________ good idea, whether it's done in ________ one, ________ three or 33 countries."

It is completed by the following sequence:

Ver questão

Questão 3450

(Ufpb 2006)

FROM: Suzana Ramos
TO: Angela Smith
SUBJECT: Telecenters
DATE: November 10, 2005

Dear teacher,
How are you? Do you remember me? I took computer lessons with you at SESC last year. Now, I have a dream. im interesting in creating a Telecenter in my community for the local youth so that we could somehow cut down the digital divide that pervades our society.
I live in a very poor suburb in João Pessoa, Paraíba. There are many teenagers who urgently need training and professional guidance, and mainly hope.
What should I do to make this dream come true? I remember you once told me something about agencies that developed digital inclusion projects in disadvantaged areas. 1How could I get in contact with those agencies? What kind of support do they provide?
Any information would be of great help. Thank you very much for your support. I look foward to hearing from you soon.

Yours,
Suzana Ramos.

According to the text, Suzana intends: 

Ver questão

Questão 3681

(Ufpb 2007) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.

Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F = A - B são apenas:

Ver questão