Questão 56206

(UFU - 2006)

“Niã é uma bela cidade que vive, hoje, sob regime democrático. No passado remoto, quando os senhores de terra e de escravos mandavam em tudo, um punhado de homens destemidos decidiu lutar para instituir na cidade o respeito às leis, perante as quais todos seriam iguais. A luta foi dura e sangrenta, resultando em perseguições e mortes. Quase todos os integrantes desse grupo rebelde foram executados; apenas um deles sobreviveu e conseguiu deixar a cidade dentro de um saco de aniagem. Os chefes militares aproveitaram-se da rebelião para dar o golpe e tomar o poder.

Assim, durante duas décadas, reinou em Niã a paz dos cemitérios. Os donos de terra tiveram de ceder parte de suas propriedades aos novos senhores, enquanto os descontentes −que decerto os havia− nada diziam, pois qualquer crítica ao regime provocava brutais represálias. Por isso, segundo se conta, alguns mais revoltados, na ânsia de manifestar seu descontentamento, cavavam buracos no quintal de sua casa, metiam a cabeça neles até o pescoço e berravam insultos e impropérios contra a ditadura militar. Há quem afirme que esses gritos de raiva entranhando-se no solo fizeram nascer estranhos arbustos, de folhas afiadas feito navalhas, e que dessas navalhas se valeu a população para −numa noite de tórrido e sufocante verão, quando o céu ardia feito um tacho incandescente emborcado sobre Niã− invadir os quartéis e cortar os colhões de todos os generais e, em seguida, decapitá-los com a ajuda da tropa sublevada. Parece que, no entanto, a verdade histórica é outra: a rebelião teria surgido aos poucos, quando as pessoas começaram a cochichar em cozinhas e mictórios públicos, dando início à secreta mobilização que, de repente, como uma onda gigante (um tsunami), invadiu os quartéis e as mansões dos poderosos, afogando a todos.

O líder rebelde, que se havia exilado e que voltara clandestinamente, foi quem encabeçou a “rebelião do cochicho”, pois com este nome passou ela à história. Derrotada a ditadura, o líder propôs que se instituíssem na cidade eleições livres para todos os cargos de governo, dos deputados ao governador. Criaram-se os partidos, e as eleições culminaram com a vitória do líder revolucionário. Ele, então, deu início a grandes mudanças −com a desapropriação de parte das terras para a reforma agrária e com mais recursos para a indústria− que fizeram crescer a classe operária e, com isso, surgirem sindicatos mais fortes. Emergem, então, líderes operários, que passam a atuar na vida política de Niã. Aprovou-se uma legislação que consagrava os direitos básicos dos trabalhadores. A cidade viveu, então, o melhor momento de sua história, com a multiplicação de escolas, bibliotecas públicas, hospitais, serviço de saneamento e proteção ambiental.

Os anos se passaram, Niã continuou a crescer e cada vez mais rapidamente, com a migração de pessoas que até então viviam no campo ou nas cidades vizinhas. Esse aumento inesperado da população alterou a estrutura urbana de Niã, uma vez que, como cogumelos, se multiplicavam os casebres de zinco e papelão que foram brotando em torno da cidade até aprisioná-la num cinturão de miséria e violência. Logo apareceram políticos que se voltaram para essas áreas pobres e nela desenvolveram uma pregação oportunista que lhes valeu muitos votos. Prometiam àquela gente necessitada casas, alimentos e transporte quase de graça. Um deles conseguiu elegerse governador, mas não teve futuro, já que o que prometera era impossível de cumprir. Pouco depois, um líder operário, que se destacara por seu carisma, conseguiu chegar ao poder para a euforia da maior parte da população, convencida de que, enfim, estando à frente do governo um homem nascido do povo, seus problemas seriam resolvidos. “Ele disse que, em seu governo, ninguém passaria fome nem moraria ao relento”, repetiam os seus seguidores mais ardorosos. Mas a euforia do dia da posse não durou muito: o governador revelou-se um boquirroto, que mais discursava que trabalhava. Acostumado a criticar o governo, não se deu conta de que era, então, governo e, para o espanto de todos, clamava pela solução dos problemas como se não fosse ele o responsável por enfrentá-los. Em face disso, o otimismo popular transformou-se, primeiro, em desencanto e, depois, em irritação e revolta, enquanto o governo, para contentar seus aliados, aumentava os gastos oficiais e escorchava o povo com novos impostos. A revolta agravou-se com a notícia de que a corrupção grassava no governo e na Câmara de Deputados. O povo enfureceu-se ainda mais porque os deputados aprovaram novos gastos em benefício próprio. As tentativas de deter o descalabro de nada valeram, uma vez que os corruptos contavam com a complacência de seus colegas, e o Judiciário, fazendo vista grossa, não punia ninguém. Só a imprensa se negava a aceitar semelhante situação, mas as denúncias caíam no vazio. Parecia impossível escapar de semelhante impasse. Não obstante, nestas últimas semanas, correm boatos de que, de novo, nas cozinhas, nos mictórios públicos e nos mercados de peixe, o povo voltou a cochichar, deixando de orelha em pé os donos do poder, ainda que até agora ninguém tenha pronunciado a palavra tsunami.”

FERREIRA GULLAR. Folha de S. Paulo de 22 de maio de 2005.

Em relação ao texto, pode-se afirmar que

A

é predominantemente descritivo, uma vez que descreve características da cidade de Niã.

B

é predominantemente narrativo, porque apresenta um relato dos principais momentos políticos da cidade de Niã.

C

é predominantemente argumentativo, porque o autor expõe idéias, explicações e opiniões a respeito de determinado assunto, por meio de uma narrativa.

D

é um misto de texto descritivo e narrativo, porque descreve o povo de Niã e relata suas façanhas.

Gabarito:

é predominantemente argumentativo, porque o autor expõe idéias, explicações e opiniões a respeito de determinado assunto, por meio de uma narrativa.



Resolução:

O texto é parcialmente narrativo, mas não apresenta um relato, pois, para isso, precisaria estar na 1ª pessoa e apresentar o ponto de vista pessoal de quem vive - mesmo que ficcticiamente - a história contada. Além disso, a história é usada para defender uma ideia, o que faz a narrativa ser apenas o meio de desenvolvimento da argumentação, que é o objetivo principal do texto.

a) INCORRETA, o texto não contém um caráter descritivo, já que narra e desenvolve uma lógica argumentativa para defender uma ideia, mais do que caracterizar e descrever Niã.

b) INCORRETA, o texto contém, sim, uma parte narrativa, mas ela possui o objetivo de situar e informar o leitor com relação à um fato principal, que é o contexto sobre o qual a argumentação do autor sobre a política de Niã.

c) CORRETA, através da narração são apresentados diversos pontos de vista sobre a política do local, assim mais do que um texto narrativo, é um texto majoritariamente argumentativo, onde há emissão de uma opinião (tese), o desenvolvimento, a apresentação dos argumentos para defender este ponto e a conclusão final.

d) INCORRETA, já que o texto não é de fato um relato, não chega a ser tão descritivo assim.



Questão 2399

(UFU/MG)

Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.

Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.

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Questão 2545

 (UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.

“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.

A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)

(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”

 

Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.

 

Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.

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Questão 3019

(Ufu 2016)  O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.

O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.

Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.

Só afrouxa a rédea depois do gozo.

Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.

 

BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82

 

 

Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina

 

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Questão 3021

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

 

DIONISOS DENDRITES

Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas

Ramos nascem de seu peito

Pés percutem a pedra enegrecida

Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.

 

Acorre o vento ao círculo demente

O vinho espuma nas taças incendiadas.

Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços

Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas

E o vaticínio do tumulto à Noite –

Chegada do inverno aos lares

Fim de guerra em campos estrangeiros.

 

As bocas mordem colos e flancos desnudados:

À sombra mergulham faces convulsivas

Corpos se avizinham à vida fria dos valados

Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.

Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos

Mergulham no vórtice da festa consagrada.

 

E quando o Sol o ingênuo olhar acende

Um secreto murmúrio ata num só feixe

O louro trigo nascido das encostas.

 

SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.

 

Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso  

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