Questão 16469

(PUCPR 2007) Relacione as descrições dos Sistemas Circulatórios com seus respectivos Filos animais:


I - Ausente. O alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular.
II - Ausente. O alimento é distribuído pelo intestino muito ramificado.
III - Ausente. O alimento é distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelomática.
IV - Presente. Do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue dotado de pigmentos respiratórios.
V - Presente. Do tipo aberto, com coração e vasos sanguíneos, onde circula o fluido celômico.


P = Artrópodes
S = Nematelmintos
Q = Anelídeos
T = Platelmintos
R = Moluscos
U = Cnidários

Assinale a opção que contém as associações corretas:
 

A

I-P ; II-Q ; III-R ; IV-T ; V-U
 

B

I-U ; II-T ; III-S ; IV-Q ; V-P
 

C

I-P ; II-Q ; III-R ; IV-S ; V-T
 

D

I-P ; II-Q ; III-R ; IV-U ; V-T
 

E

I-U ; II-T ; III-R ; IV-Q ; V-S

Gabarito:

I-U ; II-T ; III-S ; IV-Q ; V-P
 



Resolução:

Resolução 1:

Artrópodes-  Esse animais possuem sistema circulatório aberto, com coração e vasos  que comportam exclusivamente o fluido celômico, nesse caso, a hemolinfa.

Nematelmintos- O sistema circulatório está ausente nesses animais, portanto os nutrientes absorvidos são distribuídos do trato digestivo para células do corpo por difusão,. O tamanho reduzido desse animais facilita essas trocas.

Anelídeos- Possuem sistema circulatório fechado e pigmento respiratório, assim como, vasos pulsáteis que conduzem e movimentam o fluido celomático.

Platelmintos- Sistema circulatório ausente, a distribuição dos nutrientes é feita por difusão, processo otimizado pelo grande numero de ramificações.

Cnidários- O sistema circulatório é ausente, os nutrientes adquiridos a partir do alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular por difusão para as células de tecidos vizinhos.
 

Resolução 2:

P = Artrópodes =  O sistema circulatório dos artrópodes é presente e aberto. O sangue circula sob baixa pressão, passando pelas cavidades denominadas hemoceles. Presença de hemolinfa

S = Nematelmintos = O sistema é ausente nos nematelmintos, estes realizam as trocas no pseudoceloma, além disso, o fluido pseudocelomatico pode garantir sustentação e auxílio na mobilidade, funcionando com esqueleto hidrostático.

Q = Anelídeos = O sistema circulatorio está presente e é fechado, o sangue circula dentro dos vasos e realiza trocas por meio de pigmentos respiratórios.

T = Platelmintos = O sistema é ausente nos platelmintos. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.

R = Moluscos = O sistema circulatório é presente e aberto. Também apresentam hemoceles onde ocorrem as trocas com o meio externo.

U = Cnidários = Osistema circulatório é ausente. Os alimentos se difundem através da cavidade gastrovascular

Alternativa correta: B



Questão 1817

(PUC-SP-2001)

A QUESTÃO É COMEÇAR

Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.

No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar. Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais.

Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo.

Não me deixe falando sozinho.” Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.

 

(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).

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Observe a seguinte afirmação feita pelo autor:

“Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.”

Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”.

Indique a alternativa que explicita essa função.

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Questão 1833

(Pucpr 2004)

"Aula de Português"

 

A linguagem na ponta da língua,

tão fácil de falar e de entender.

A linguagem na superfície estrelada das estrelas,

sabe lá o que ela quer dizer?

 

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Boitempo. In: "Poesia e Prosa". Rio: Nova Aguilar,1988.) 

 

 

Em relação às duas estrofes do poema "Aula de Português", de Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa INCORRETA: 

 

 

 

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Questão 1838

(Puccamp 2016) Comenta-se corretamente sobre o que se tem no trecho.

 

A questão a seguir refere-se ao trecho do capítulo 2 da obra Ginástica doce e yoga para crianças: método La Douce.

 

CAPÍTULO 2 (O CORPO)

Conhecer bem o corpo para fazê-lo trabalhar melhor

Cinco extremidades: a cabeça, as mãos, os pés

Para comunicar-se com tudo que a cerca, a criança usa a cabeça, as duas mãos e os dois pés. A cabeça permite-lhe ter acesso a todas as informações disponíveis. Sede do cérebro, ela fornece os recursos necessários para bem compreender seu ambiente. É igualmente através desta parte do corpo que penetram duas fontes de energia: o ar e o alimento. A cabeça se articula através do pescoço. Corredor estreito entre o cérebro e a parte inferior do corpo, o pescoço deve ser flexível para facilitar a qualidade das trocas. As mãos e os pés são verdadeiras antenas. Sua riqueza em terminações nervosas e vasos sanguíneos, assim como a possibilidade das inúmeras articulações, fazem deles instrumentos de extraordinária precisão.

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Questão 1868

(Puccamp 2016)

Editorial

Na rotina de mãe de quatro filhos, a escritora israelense Ayelet Waldman começou a detectar em si mesma e em outras mães que conhecia uma ansiedade persistente, disparada pela frustração de não corresponder às próprias expectativas em relação à maternidade. Para piorar seu tormento, 1aonde quer que fosse, encontrava mulheres sempre prontas a apontar o dedo para seus defeitos, numa espécie de polícia materna, onipresente e onisciente. Em uma conversa deliciosa com a Revista em Dia, Ayelet discorre sobre as agruras das mães ruins, categoria na qual hoje se encaixa, e com orgulho. 2E ajuda a dissipar, com humor, o minhocário que não raro habita a cabeça das mães. Minhocário que, aliás, se não for bem administrado, pode levar a problemas muito mais sérios. 3É o que você verá na reportagem da página 14, que traz o foco para a depressão durante a gravidez. Poucos sabem, mas a doença pode ser deflagrada nessa fase e é bom que tanto as gestantes como outras pessoas ao redor fiquem atentas para que as mulheres nessa situação possam receber o apoio necessário. A revista também traz temas para quem a maternidade já é assunto menos relevante 4nesse momento da vida. Se você é daquelas que entraram ou consideram entrar na onda da corrida, terá boas dicas na página 18. 5Caso já esteja reduzindo o ritmo, quem sabe encontre inspiração para espantar a monotonia na crônica da página 8. Esperamos, com um grãozinho aqui, outro ali, poder contribuir um pouco para as várias facetas que compõem uma mulher saudável e de bem consigo mesma.

Comenta-se com correção:

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