(UFPB 2007)
A química como ciência e os processos de transformação a ela inerentes estão presentes em toda a dinâmica da vida animal e vegetal. Aspectos como a configuração eletrônica e a posição dos átomos na tabela periódica, a energia envolvida na formação do íon positivo (energia de ionização) e do íon negativo (afinidade eletrônica), a fórmula da molécula, suas ligações, os orbitais participantes e a geometria são determinantes, para compreender e prever as propriedades físicas e químicas das inúmeras substâncias existentes. É por meio dessa compreensão que se procura entender a função e a atuação de determinada substância em qualquer organismo.
Dentre os conjuntos de números quânticos {n,ℓ,m,s} apresentados nas alternativas a seguir, um deles representa números quânticos NÃO permitidos para os elétrons da subcamada mais energética do Fe(II), um íon indispensável para a sustentação da vida dos mamíferos, pois está diretamente relacionado com a respiração desses animais. Esse conjunto descrito corresponde a:
{3, 2, 0, 1/2}
{3, 2, - 2, -1/2}
{3, 2, 2, 1/2}
{3, 2, - 3, 1/2}
{3, 2,1, 1/2}
Gabarito:
{3, 2, - 3, 1/2}
Como o Ferro é elemento de transição interna do 4º período, ele não possui orbital f.
Logo, os números quânticos magnéticos dos elétrons da camada mais energética estão entre -2 e +2, já que se trata de um orbital d.
Então o número quântico magnético -3 da alternativa d) torna-a errada.
Gabarito: letra d)
(UFPB -1998)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
International advertising can be a risky business. When McDonald's Iaunched Le Big Mac in Paris, it discovered that in local slang this meant "the big pimp". It is not just a question of language either; national advertising styles also vary considerably. The British like humor and irony in their ads, whereas the Germans regard this approach as frivolous. The French are more sexist than the British and will use semi naked women in almost any context. The Italians generally like to see beautiful people wearing beautiful clothes driving beautiful cars. These are not just national stereotypes, but based on hard experience. Different countries also prefer different products.
The text is PREDOMINANTLY in the _________
Ver questão
(UFPB - 1998)
Read this sentence:
"_________ good idea is _________ good idea, whether it's done in ________ one, ________ three or 33 countries."
It is completed by the following sequence:
Ver questão
(Ufpb 2006)
FROM: Suzana Ramos
TO: Angela Smith
SUBJECT: Telecenters
DATE: November 10, 2005
Dear teacher,
How are you? Do you remember me? I took computer lessons with you at SESC last year. Now, I have a dream. im interesting in creating a Telecenter in my community for the local youth so that we could somehow cut down the digital divide that pervades our society.
I live in a very poor suburb in João Pessoa, Paraíba. There are many teenagers who urgently need training and professional guidance, and mainly hope.
What should I do to make this dream come true? I remember you once told me something about agencies that developed digital inclusion projects in disadvantaged areas. 1How could I get in contact with those agencies? What kind of support do they provide?
Any information would be of great help. Thank you very much for your support. I look foward to hearing from you soon.
Yours,
Suzana Ramos.
According to the text, Suzana intends:
Ver questão
(Ufpb 2007) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.
Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F = A - B são apenas:
Ver questão