Questão 67281

(UFPR - 2007) Alexis de Tocqueville, um dos grandes teóricos da democracia na América, afirma em sua obra de 1835:

Quando comparo as repúblicas gregas e romanas com essas repúblicas da América, as bibliotecas manuscritas das primeiras e seu populacho grosseiro com os mil jornais que circulam nas segundas e com o povo esclarecido que as habita; quando em seguida penso em todos os esforços que ainda são feitos para julgar uns com a ajuda dos outros e prever, pelo que aconteceu há dois mil anos, o que acontecerá em nossos dias, sou tentado a queimar meus livros, a fim de aplicar apenas ideias novas a um estado social tão novo.

TOCQUEVILLE, Alexis. de. A Democracia na América. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 355-356.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a formação da democracia nos Estados Unidos da América, é CORRETO afirmar:

A

O “estado social tão novo” apregoado pelo autor refere- se à existência de uma democracia fundamentada nos pressupostos do Despotismo Esclarecido que caracterizava o sistema político no Antigo Regime na Europa.

B

Tocqueville sugere que, diferentemente das repúblicas gregas e romanas, a experiência democrática americana resultou na formação de uma população grosseira e iletrada, consequência da leitura de jornais em vez de livros.

C

A instituição precoce da democracia liberal nos Estados Unidos foi responsável pela implementação da “missão civilizadora”, que possibilitou a incorporação pacífica das populações indígenas nativas na sociedade nacional e assegurou a manutenção do seu modo de viver.

D

Por considerar a democracia na América uma ruptura histórica, Alexis de Tocqueville afirma que a democracia norte-americana foi um episódio original e sem precedentes em experiências históricas anteriores.

E

Ao destacar o ineditismo da democracia norte-americana, Tocqueville refere-se ao fato de a Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) ter conferido igualdade, liberdade e direitos irrestritos às mulheres e aos escravos.

Gabarito:

Por considerar a democracia na América uma ruptura histórica, Alexis de Tocqueville afirma que a democracia norte-americana foi um episódio original e sem precedentes em experiências históricas anteriores.



Resolução:

a) O “estado social tão novo” apregoado pelo autor refere- se à existência de uma democracia fundamentada nos pressupostos do Despotismo Esclarecido que caracterizava o sistema político no Antigo Regime na Europa.

Incorreto. Essa nova democracia não era fundamentada nos pressupostos do Despotismo Esclarecido.

b) Tocqueville sugere que, diferentemente das repúblicas gregas e romanas, a experiência democrática americana resultou na formação de uma população grosseira e iletrada, consequência da leitura de jornais em vez de livros.

Incorreto. Em momento algum Tocqueville sugere que a experiência democrática americana resultou na formação de uma população grosseira e iletrada.

c) A instituição precoce da democracia liberal nos Estados Unidos foi responsável pela implementação da “missão civilizadora”, que possibilitou a incorporação pacífica das populações indígenas nativas na sociedade nacional e assegurou a manutenção do seu modo de viver.

Incorreto. Não houve nenhuma incorporação pacífica das populações indígenas nativas na sociedade nacional e nenhuma segurança quanto a manutenção do seu modo de viver. No século XIX se intensificou a conquista do oeste do território dos EUA por parte dos colonos americanos e ao longo deste processo, ocorreram guerras entre estes colonos e os povos indígenas que habitavam a região. Nesse contexto, ocorre sangrentas batalhas para se obter essa conquista e grande parte do território central e oeste dos Estados Unidos passou a ser conquistado pelos colonos americanos. Os poucos índios que sobreviveram às guerras ficaram confinados em pequenos territórios.

d) Por considerar a democracia na América uma ruptura histórica, Alexis de Tocqueville afirma que a democracia norte-americana foi um episódio original e sem precedentes em experiências históricas anteriores.

Correta. 

e) Ao destacar o ineditismo da democracia norte-americana, Tocqueville refere-se ao fato de a Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) ter conferido igualdade, liberdade e direitos irrestritos às mulheres e aos escravos.

Incorreto. Tocqueville não afirma isso, visto que essa igualdade, liberdade e direitos irrestritos às mulheres e aos escravos não aconteceu na Independência dos Estados Unidos. Esses vieram a ter os seus direitos quase um século depois.



Questão 2164

(UFPR) 

Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

Ver questão

Questão 2766

 (Ufpr 2008)  

 

O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica

Ver questão

Questão 2767

(Ufpr 2008)

 

 

Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:

1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.

2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.

3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.

4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.

Assinale a alternativa correta

Ver questão

Questão 2873

(UFPR - 2016 - 1ª FASE)

“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.

Ver questão