Questão 13259

(UFSCar - 2007)

(...) despacho de Salvador transmitia informações prestadas por um "respeitável cavalheiro vindo das regiões de Canudos", o qual dizia se encontrarem entre os adeptos do Conselheiro "sertanejos fanáticos pelo interesses, que para ali se dirigiam acreditando na ideia do comunismo, tão apregoada pelo Conselheiro". E adiantava este dado significativo: "sobe a sessenta o número de fazendas tomadas pelos conselheiristas em toda a circunscrição". (...) (...) a sorte dos fazendeiros das vizinhanças de Canudos foi uma só - fuga. Não lhes restava outra alternativa como cúmplices dos atacantes. Porque eram eles, os grandes fazendeiros, que davam abrigo às tropas do governo na sua marcha sobre Canudos, forneciam-lhes animais de carga para seu abastecimento, gado e cereais para sua alimentação. Eram os principais interessados no assalto a Canudos, no esmagamento dos "revoltosos" que tão mau exemplo transmitiam aos demais explorados do campo.

(Rui Facó. "Cangaceiros e fanáticos", 1956.)

O principal argumento do autor está relacionado à ideia de que, naquele contexto, os grandes proprietários

A

tinham receio de perder suas terras para os camponeses pobres.

B

receavam as crenças proféticas de fim de mundo da religião de Antônio Conselheiro.

C

ajudavam o Exército porque faziam parte oficialmente da Guarda Nacional.

D

temiam as secas e as revoltas que provocavam os saques nos armazéns das cidades.

E

defendiam a estabilidade política nacional e a instituição do Exército.

Gabarito:

tinham receio de perder suas terras para os camponeses pobres.



Resolução:

a) tinham receio de perder suas terras para os camponeses pobres.

Correta. “E adiantava este dado significativo: "sobe a sessenta o número de fazendas tomadas pelos conselheiristas em toda a circunscrição" a sorte dos fazendeiros das vizinhanças de Canudos foi uma só - fuga. Não lhes restava outra alternativa como cúmplices dos atacantes.”

b) receavam as crenças proféticas de fim de mundo da religião de Antônio Conselheiro.

Incorreta. Os grandes proprietários não estavam ligados às crenças proféticas de Conselheiro, estavam preocupados com a suas terras. 

c) ajudavam o Exército porque faziam parte oficialmente da Guarda Nacional.

Incorreta. Grandes proprietários não faziam parte da Guarda Nacional.

d) temiam as secas e as revoltas que provocavam os saques nos armazéns das cidades.

Incorreta. A preocupação central era com as terras. 

e) defendiam a estabilidade política nacional e a instituição do Exército.

Incorreta. O Exército já estava instituído, foi criado em 1822. 



Questão 1851

(UFSCar - 2000) 

Tu amarás outras mulheres
E tu me esquecerás!
É tão cruel, mas é a vida. E no entretanto
Alguma coisa em ti pertence-me!
Em mim alguma coisa és tu.
O lado espiritual do nosso amor
Nos marcou para sempre.
Oh, vem em pensamento nos meus braços!
Que eu te afeiçoe e acaricie...

(Manuel Bandeira: A Vigília de Hero. In: O ritmo dissoluto. Poesia completa e prosa.
2ª ed. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967, p. 224.)

Manuel Bandeira usa, no poema, os pronomes pessoais com muitas variações. O pronome pessoal de primeira pessoa do singular, por exemplo, está empregado na sua forma reta e nas formas oblíquas (eu, me, mim). O mesmo acontece com o pronome pessoal de

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Questão 2040

(Ufscar 2003)

A questão  adiante baseiam-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.

Mas um velho, de aspeito venerando, [= aspecto) Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em nós os olhos, meneando Três vezes a cabeça, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que nós no mar ouvimos claramente, C'um saber só de experiências feito, Tais palavras tirou do experto peito:

"Ó glória de mandar, ó vã cobiça Desta vaidade a quem chamamos Fama! Ó fraudulento gosto, que se atiça C'uma aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justiça Fazes no peito vão que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas!

Dura inquietação d'alma e da vida Fonte de desamparos e adultérios, Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios! Chamam-te ilustre, chamam-te subida, Sendo digna de infames vitupérios; Chamam-te Fama e Glória soberana, Nomes com quem se o povo néscio engana."


 Entre os versos "Chamam-te ilustre, chamam-te subida, / Sendo digna de infames vitupérios", a relação que se estabelece é de: 

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Questão 2041

(Ufscar 2003)

A questão  adiante baseiam-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.

Mas um velho, de aspeito venerando, [= aspecto) Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em nós os olhos, meneando Três vezes a cabeça, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que nós no mar ouvimos claramente, C'um saber só de experiências feito, Tais palavras tirou do experto peito:

"Ó glória de mandar, ó vã cobiça Desta vaidade a quem chamamos Fama! Ó fraudulento gosto, que se atiça C'uma aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justiça Fazes no peito vão que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas!

Dura inquietação d'alma e da vida Fonte de desamparos e adultérios, Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios! Chamam-te ilustre, chamam-te subida, Sendo digna de infames vitupérios; Chamam-te Fama e Glória soberana, Nomes com quem se o povo néscio engana."

 

 

Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como "O Velho do Restelo". Nela, o velho 

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Questão 2199

(UFSCAR - 2004) 

O pregar há-de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja.
Ordenado, mas como as estrelas. (...) Todas as estrelas estão por sua ordem; mas é ordem que faz influência, não é ordem que faça lavor. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras.
Se de uma parte há-de estar branco, da outra há-de estar negro; se de uma parte está dia, da outra há-de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão-de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão-de dizer subiu.
Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão-de estar sempre em fronteira com o seu contrário? Aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras.

(Vieira, Sermão da Sexagésima.)

No texto, Vieira critica um certo estilo de fazer sermão, que era comum na arte de pregar dos padres dominicanos da época. O uso da palavra "xadrez" tem o objetivo de

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