(FMJ - 2008) O século XV marca a expansão dos países europeus sobre regiões dos continentes africano, asiático e americano até então desconhecidas dos europeus. A respeito desse processo, pode-se afirmar que
o pioneirismo português na expansão marítimo-comercial deveu-se, sobretudo, à precoce unificação do Estado e ao apoio da burguesia lusitana a esse projeto.
os sacerdotes da Igreja Católica tinham o poder, confirmado pelo monarca de cada país, de impedir a escravização dos nativos convertidos.
o principal objetivo das navegações era acomodar o excedente populacional de uma Europa com dificuldades de atender às necessidades básicas da população.
o sistema implantado nas colônias foi baseado na pequena propriedade e no trabalho livre para atender aos objetivos mercantilistas das nações em expansão.
África e América funcionavam como fornecedoras de mão-de-obra escrava, enquanto a Ásia abastecia o mercado europeu com seus produtos manufaturados.
Gabarito:
o pioneirismo português na expansão marítimo-comercial deveu-se, sobretudo, à precoce unificação do Estado e ao apoio da burguesia lusitana a esse projeto.
(FMJ) Sobre o sistema feudal, assinale a alternativa que identifica, corretamente, o que era o feudo e qual era a sua finalidade.
(FMJ) Sobre a expansão muçulmana, iniciada a partir do século VII, pode-se dizer que
(FMJ) A expressão , onde , com , possui equivalência com a expressão de qual alternativa?
Ver questão
Duas composições ferroviárias, A e B, com 20 m e 30 m de extensão, respectivamente, se locomovem em movimento uniforme e em linhas paralelas, mas em sentidos contrários.
Sabendo que as velocidades de A e B, em módulo, são iguais a 2 m/s, o tempo de transposição integral entre as duas composições é de
Ver questão