(Ufpr 2008)
O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação. Segundo ele, essa característica
a) resulta em uma programação repetitiva e com pouca criatividade.
b) facilita a inserção dos comerciais durante a programação, garantindo as condições materiais para o funcionamento da TV.
c) decorre tanto das condições de produção dos programas quanto de sua recepção.
d) reduz a capacidade de concentração, reflexão e crítica dos telespectadores.
e) aumenta o custo de produção e exige grandes investimentos.
Gabarito:
c) decorre tanto das condições de produção dos programas quanto de sua recepção.
O autor, no texto apresentado, salienta o modo de pensar da televisão. Por meio da seriação, a programação é configurada em blocos. Isso se dá por dois motivos, o primeiro se dá pela repetição de uma lógica industrial de reprodução em série. Como a TV precisa ter uma programação ininterrupta, de forma a manter padrões e baratear a produção. O outro ponto diz respeito a com a televisão encaixa-se na vida dos telespectadores. Essa mídia disputa a atenção do indivíduo com uma série de estímulos, e, por isso, deve apresentar um conteúdo em que o telespectador não fique perdido, ainda que possua atenção difusa. Dessa maneira, entendemos que a seriação se dá por dois vieses: o de produção e o da recepção. Portanto, a alternativa correta é a letra [C].
(UFPR)
Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:
Ver questão
(Ufpr 2008)
Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir:
1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe.
2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas.
3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos.
4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua.
Assinale a alternativa correta
(UFPR - 2016 - 1ª FASE)
“E não gostavas de festa... / Ó velho, que festa grande / hoje te faria a gente”. Esses são os versos de abertura do poema “A Mesa”, parte integrante do livro Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Neles podem ser identificados alguns elementos do poema, entre os quais o destinatário, um patriarca, a quem o eu lírico se dirige ao longo de centenas de versos. A respeito de “A Mesa” e de sua integração com outros poemas do mesmo livro, assinale a alternativa correta.
Ver questão